skip to Main Content
Biblioteca Virtual da Câmara Municipal de Manaus

[rev_slider alias=”biblioteca”]

SOBRE A BIBLIOTECA

A Câmara Municipal de Manaus, nas duas últimas legislaturas, vem buscando priorizar a organização documental, no sentido não só de assegurar a guarda e a preservação dos importantes documentos que contam a evolução do Legislativo do Município de Manaus e, em consequencia, da própria cidade de Manaus, mas também no sentido de facilitar o acesso aos mesmos, tanto por parte dos legisladores, dos servidores da Casa e, principalmente, pela população em geral. Nesse aspecto, se destacam, entre outras, as seguintes ações: implantação do sistema de tramitação e arquivamento virtual, denominado Câmara Digital; a criação e organização do Arquivo Central; a consolidação das Leis Municipais e a digitalização do acervo documental.

Considerando que a manutenção dos documentos gerados no presente e no futuro já se encontra assegurada por essas medidas, inaugura-se uma nova fase nesse importante processo de preservação do patrimônio documental gerado pela Câmara Municipal de Manaus. O olhar do Presidente da Casa, volta-se agora também para o passado. Dessa preocupação, surge o Projeto Memória, cujo objetivo é o de resgatar, recuperar, armazenar e disponibilizar documentos, livros, fotos, áudios, vídeos, mapas e outros importantes elementos que contem a história da Câmara Municipal de Manaus, tanto da sua parte legislativa quanto da sua parte administrativa.

A ideia da criação da Biblioteca Virtual nasceu da necessidade de ampliar as ações da Biblioteca Ivaneide Chaves dos Anjos, no sentido de reunir o acervo resultante do Projeto Memória e facilitar a divulgação para o público em geral, especialmente para educadores, estudantes e pesquisadores, como forma de aprimoramento da gestão pública por meio da valorização da transparência, acesso à informação e estímulo à participação e ao controle social.

A Gerência de Acervos Digitais disponibiliza gratuitamente aos seus usuários diversas ferramentas para comunicação e auxilio a pesquisas. Seu principal objetivo é preservar a memória e difundir a cultura do Estado do Amazonas. Além de oferecer um canal direto de comunicação, para o recebimento de críticas e sugestões de nossos usuários. Vale lembrar, que todos os materiais aqui disponibilizados, estão de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei n° 9.610/98).