A Câmara Municipal de Manaus (CMM), homenageou, nesta quinta-feira (12), em Sessão Solene, os 44 anos de criação da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT), com entrega de placa e diplomas de honra ao mérito aos servidores da instituição pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara junto à instituição.

A ação é uma iniciativa da presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/Aids e Tuberculose, vereadora Professora Jacqueline (PHS), e teve a participação do diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado; Marcus Vinitius Guerra, da representando o Comando Militar da Amazônia (CMA), a tenente coronel Ivana Rego de Souza, do chefe do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do Hospital de Aeronáutico de Manaus, Major Médico Glauco Thurler Micchi, e do Coordenador da Pós-Graduação de Medicina Tropical da UEA, professor Welton Marcelo Monteiro.

A Vereadora Professora Jacqueline, que presidiu a sessão, destacou em seu discurso a importância da FMT-HVD referente à pesquisa, ensino e assistência à saúde nas áreas de diagnóstico e tratamento das doenças tropicais e infecto-parasitárias. Também parabenizou a instituição por ser um referencial não só em nível nacional, como internacional, além de destacar a necessidade de investimento em pesquisa e políticas públicas para a área da saúde.

O Professor Welton Marcelo Monteiro, representando o Reitor da Universidade do Amazonas, Cleinaldo Costa, também parabenizou a instituição e seus servidores e comentou a importância da parceria da FMT com a UEA na formação dos profissionais da área da saúde.

E o Doutor Marcus Vinitius Guerra, que está na Fundação de Medicina Tropical desde sua criação, destacou a presença de alguns servidores que também estão trabalhando no órgão há 44 anos, falando do orgulho que possuem de integrar o quadro de servidores. No seu pronunciamento, Dr. Marcus agradeceu, emocionado, a homenagem prestada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Texto: Assessoria da vereadora Professora Jacqueline

Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM