Presidente da Câmara, vereador Wilker Barreto (PHS), discursa para jovens e adultos qualificados na Casa Legislativa - FOTO: Robervaldo Rocha - DIRCOM/CMM

A primeira turma deste ano do projeto pioneiro #UmaNovaEscolha, fruto da  parceria entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), recebeu, nesta quarta-feira (25), os certificados do curso de Assistente de Administração, ministrado pela Escola do Legislativo Professora Léa Alencar. Foram 60 jovens formados na cerimônia, que também certificou 88 pessoas em cursos de informática básica e avançada, na parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“Estamos em um momento de crise, mas a Câmara não paralisou os trabalhos na Escola com a comunidade e com seus funcionários, embora tenhamos perdido alguns parceiros. Sabemos que esse é um trabalho importante para ajudar na formação de jovens e na ligação da Casa com a sociedade, além da melhoria na formação do servidor”, destacou o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS). Também prestigiaram o evento os vereadores Arlindo Júnior (PROS), Professora Jacqueline  (PHS) e Socorro Sampaio (PP).

Na ocasião, o presidente também relevou o fato de a Câmara ter investido na implantação da Câmara Digital e na implantação dos requisitos para a CMM conseguir o Selo Verde, na certificação da ISO 14001. “A crise nos impulsionou para continuar investindo e para levar lições, saindo dela mais críticos e vigilantes”.

O Memorial onde aconteceu a certificação, com a apresentação do Coral da Câmara, ficou lotado pelos formandos e por suas famílias. “Quem formou foi meu filho, mas a felicidade é toda minha porque a gente não teria condições de pagar um curso assim para ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho”, comemorou a artesã Luiza Maria da Silva, 65, mãe de um dos formandos no curso de Assistente de Administração.

A iniciativa do #UmaNovaEscolha visa a profissionalização aos adolescentes em situação de vulnerabilidade. Pioneiro entre as casas legislativas do Brasil, o projeto teve início no ano passado capacitando 120 jovens.

Escola do Legislativo

O próximo curso com a parceria do Tribunal de Justiça, segundo a diretora geral da Escola, Cristiane Bacury  Monteiro, será o de recepcionista de eventos, que começa no próximo dia 13. Também estão programados os cursos de Operador de Marketing e Vendas, Operador de Caixa e Agente de Informações Turísticas. “Em meados de junho iniciam novas inscrições para os cursos de informática básica e avançada, da parceria com o Cetam”, informou Cristiane.

Dos dias 1º a 3 de junho, Cristiane e as coordenadoras da Escola, Leorides Magalhães Lima e Lara Núbia Fernandes, estarão participando em Aracaju (SE), do Encontro Nacional das Escolas de Legislativo. “Vamos absorver novas ideias para cursos de pós e mestrado para nossos servidores”, destacou.

Texto: Liege Albuquerque – DIRCOM/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – DIRCOM/CMM

 

 

Funcionários da CMM são certificados como auditores do Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO – 14001:2004

Dos novos auditores,  90% são funcionários efetivos da Câmara Municipal - Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Dezenove funcionários da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberam, nesta terça-feira (10), certificados de auditores do Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO – 14001:2004, norma em fase de implantação na Casa Legislativa. Na próxima segunda-feira (16), já está marcada a primeira auditoria interna.

Para o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), um dos fatos mais relevantes na escolha de auditores é que 90% são funcionários efetivos da Casa.  “Os funcionários fixos do quadro fortalecem e alicerçam o trabalho de qualidade que não encerrará em fins de legislaturas, mas que serão contínuos”, destacou Barreto ao acrescentar, ainda, que mais difícil do que conseguir o certificado é manter a qualidade, e que esse será o desafio diário da Casa.

A odontóloga Karime Principal, funcionária efetiva no departamento de Saúde, disse ter esclarecido no curso de auditores, realizado pela Escola do Legislativo Léa Alencar Antony, que a fiscalização vai trazer muitas melhorias na questão ambiental. “Depois das auditorias, todas as adequações necessárias serão postas em prática no objetivo maior de mais qualidade no ambiente de trabalho de todos, com atitudes como a coleta seletiva do lixo”.

Segundo o vereador Everaldo Farias (PV), presente à cerimônia de entrega de certificados, a iniciativa do presidente Wilker Barreto é louvável. “A onde é mais que local: é mundial, para a melhoria na qualidade do meio ambiente em geral. Precisamos nos preparar às mudanças desde casa ao ambiente de trabalho, em atitudes diárias”.

Entre os procedimentos do Sistema de Gestão Ambiental a serem observados pelos auditores está o Manual de Gestão Integrado (MGI), a Política Ambiental, Controle Operacional, Coleta Seletiva, Objetivos, Metas e Programas, Controle de Resíduos Gerais, Ações, Corretivas e Preventivas,  Instruções de Atendimento à Emergência e Monitoramento Ambientais.

A Diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Bacury Monteiro, destacou que os auditores também estão aptos a realizar auditorias externas, pois foram qualificados também para isso no curso. “Na Casa, os auditores vão realizar um trabalho além dos afazeres de seus cargos, sem remuneração, com o intuito único de melhorar o ambiente de trabalho de todos nós”.

Os auditores certificados na CMM são:

– Aldeisy de Fátima Waughan

– Alekasandro Gomes Machado

– Ana Lúcia Maciel

– Cristiane Bacury Monteiro

– Ednelza de Oliveira Carvalho

– Eli Camilo Custódio

– Evelina Santana Câmara

– Fabiana Pacífico Seabra

– Hileia Santos Torres

– Israel de Barros

– Izabel Christina Maquiné Bernardes

– Karime Principal de Oliveira Ribeiro

– Lara Núbia Miranda Fernandes

– Laura Vicunã dos Santos

– Leorides Magalhães Lima

– Miguel Carlos Silveira Júnior

– Nelson Costa da Silva

– Paulo Vitor Marques Viana

– Valério Ladeira Luniére

 

Texto: Liege Albuquerque – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM