Servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participaram, na manhã desta terça-feira (11/9), do primeiro dia de palestra da Semana de Conscientização da Gestão Patrimonial. Com o tema “patrimônio é nosso, zele e preserve”, a ação, realizada no auditório Zany dos Reis, orienta sobre a preservação e zelo dos bens públicos. A programação coordenada pelo Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis e o setor de Serviço, Cadastro e Controle Patrimonial da Casa Legislativa, se estende até sexta-feira (14/9).

Durante abertura, a contadora Aldenízia Valente, uma das coordenadoras do evento, destacou que a participação dos servidores é importante para que todos sejam orientados sobre os processos relacionados aos bens móveis e imóveis da Câmara. “Considero importante essa ação, envolvendo todos os servidores, porque assim, eles terão consciência que o bem patrimonial tem que ser valorizado e conservado”, enfatizou.

Cristina Siqueira, do setor de Patrimônio da CMM, uma das palestrantes do dia, chamou atenção sobre itens como bens patrimoniais, termo de responsabilidade, procedimentos em caso de mudanças de chefia, empréstimo de equipamentos para outros setores, manutenção de bens, entre outros, definidos na Cartilha de Orientação de Ações Patrimoniais, distribuída durante a palestra. “Cada servidor deve ser responsável pelo seu setor e patrimônio, assumindo o compromisso de mantê-los limpo, organizado e com os seus respectivos móveis conservados”, orientou a palestrante.

Valério Luniere, do departamento de Engenharia, considerou a iniciativa importante e porque permite que cada servidor possa ter consciência da importância de cuidar do bem público. “Precisamos valorizar e preservar o patrimônio público”, afirmou.

Durante a palestra, o diretor de Recursos Humano, Silvio Romano, recomendou que todo servidor deve ser responsável pelos bens existentes na  na Câmara  e cuidar como se fosse um objeto da sua própria casa. “Todos nós somos responsáveis pelos nossos bens patrimoniais do local onde trabalhamos como se fosse nosso”, observou Silvio.

Texto: Eriana Monteiro - Dircom/CMM

Foto: Alfran Leão-Dircom/CMM