A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promulgou, na manhã desta segunda-feira (12), três Projetos de Decreto Legislativo, sendo que dois, de concessão de “Medalha de Ouro Cidade de Manaus” e um de Outorga do Diploma de “Cidadão de Manaus”.

O Decreto Legislativo nº 038/2018, de autoria do vereador Marco Antônio Chico Preto, vai homenagear com a “Medalha de Ouro Cidade de Manaus” o pianista e regente Marcelo Sousa de Jesus. Atualmente diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas, tem dividido sua atuação dentro e fora dos palcos com diversos grupos da Secretaria de Estado da Cultura.

Após anos de atuação nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, aceitou o desafio de trabalhar em Manaus, e a convite de maestro Luiz Fernando Malheiros, assumiu o posto de regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, maestro adjunto da Amazonas Filarmônica e diretor artístico adjunto do Festival Amazonas de Ópera.

A outra “Medalha de Ouro Cidade de Manaus” será concedida ao médico José Menezes Ribeiro Júnior, diretor e administrador da Maternidade Cidade Nova Dona Nazira Daou, e também professor de gerontologia da Universidade da Terceira Idade da UEA. A homenagem é de autoria do vereador Gilmar Nascimento (PSD), por meio do PL nº 044/2017, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.

Diploma

Já a Outorga do Diploma de “Cidadão de Manaus”, de autoria do vereador William Abreu (PMN), por meio do PL nº 041/2017, homenageará Moacir Tadeu Biondo, pesquisador especializado em plantas medicinais, nascido em São Paulo, em 1957, que se tornará Cidadão de Manaus, onde mora há 40 anos.

De acordo com o vereador, a iniciativa é um justo reconhecimento por sua valorosa contribuição à sociedade Manauara e ao povo do Amazonas, na pesquisa e estudos das plantas medicinais nativas do nosso Estado, bem como, na organização de associações de produtores e extrativistas, tendo objetivo de capacitá-los a produzir e coletar, com técnicas preservacionistas, plantas de interesses medicinal e cosméticos.

Atuou na Universidade Federal do Amazonas e agora organiza associações de produtores/extrativistas no interior do Amazonas, com o objetivo de capacitá-los a produzir e coletar, com técnicas preservacionistas, plantas de interesse medicinal e cosmético, bem como, consultor na área de plantas medicinais e aromáticas, atendendo ONGs, órgãos governamentais e privados.

Texto: Nely Pedroso – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM