A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai realizar no dia 20/7, uma Sessão Solene para comemorar os 39 anos da 1ª cirurgia cardíaca no Estado do Amazonas, realizada no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em dezembro de 1979. A ação é uma iniciativa do vereador Fred Mota (PR) e será realizada no plenário Adriano Jorge, às 14h.

De acordo com autor da proposta, a história da cirurgia cardiovascular no Amazonas começou com a vinda do médico Mariano Terrazas, em dezembro de 1975 a Manaus, a convite do médico Édson Sarkis e apoio do também médico João Lúcio para implantar a especialidade na capital.

“O evento representa a celebração da vida. Para lembrar esse feito histórico, propomos esse encontro muito especial, celebrando os 39 anos da primeira cirurgia cardíaca em nosso Estado”, disse o parlamentar.

Em Manaus, em 1976, Mariano começou a atender no Hospital da Santa Casa e na Clínica Cirúrgica do Amazonas, tendo iniciado as primeiras cirurgias vasculares de alta complexidade, para tratamento dos aneurismas da aorta e das obstruções arteriais, como informou vereador.

A solenidade contará com a participação do cirurgião Mariano Terrazas e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), da Associação Nacional de Cardiopatas e Hipertensos no Amazonas, do Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (Icea), da Associação dos Pais de Crianças Cardiopatas do Estado do Amazonas (Apac-am), entre outros convidados.

Texto: Assessoria do vereador Fred Mota

Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM