Palas Atena recebe homenagem pelos 30 anos de fundação

Na tarde do dia 8 de agosto de 2018, o Colégio Palas Atena, representado pelo diretor Paulo Sérgio Machado Ribeiro, foi homenageado pelos 30 anos de fundação. A solenidade foi de propositura da vereadora Professora Jacqueline Pinheiro (PHS) em agradecimentos pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara na área da educação.

O Colégio Palas Atena, em sua proposta de ensino, busca oferecer à sociedade amazonense uma opção de educação que, fundamentada nos princàpios éticos e morais, não se compromete apenas com a construção do saber, mas também com a valorização da formação humana de seus alunos.

Em seu discurso a Parlamentar ressaltou a relação familiar e gratidão que possui pela instituição, pois seus filhos foram acolhidos e alfabetizados na referida escola. Também lembrou com carinho da fundadora professora Ruivete de Abreu Machado (in memória), grande mulher que dedicou sua vida à educação do Estado e contribuiu para a formação de muitas pessoas.

A parlamentar, ainda, citou Rubem Alves em uma reflexão profunda sobre a escola quando diz: “Escolas que são gaiolas existem para que os póssaros desaprendam a arte do voo. Póssaros engaiolados são póssaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levó-los para onde quiser. Póssaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser póssaros. Porque a essência dos póssaros é o voo”.

“Esta citação está impregnada de sabedoria porque o Colégio Palas Atena e sua trajetória educacional nos mostra que estão pautados em preservar a essência dos “póssaros” que é dar-lhes asas para que alcem voos em busca de novos horizontes alimentando seus sonhos. Assim, o Palas Atena forma verdadeiros cidadãos, primando sempre pela inclusão social”, completou Jacqueline.

Na oportunidade, dez professoras também receberam diploma de honra ao mérito pelos serviços prestados à sociedade, junto ao Colégio Palas Atena.

Estiveram presentes compondo a mesa da solenidade, o diretor do Colégio Palas Atena, Paulo Sérgio Machado Ribeiro; o vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC); a senhora Rita Ester de Luna, chefe de Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretória Municipal de Educação (Semed); a senhora Rosimar Sine, presidente substituta do Conselho Estadual de Educação; a senhora Cecàlia Maria Rodrigues de Souza, presidente do Fórum de Educação do Amazonas e presidente da Academia de Letras do Brasil – Amazonas e senhor Yoshinari Oda, vice-cônsul do Japão.

O Diretor Paulo Sérgio Machado Ribeiro encerrou os discursos relembrando a ação pioneira da fundadora professora Ruivete de Abreu Machado, afirmando que é impossàvel dissociar a trajetória da professora Ruivete com a do Colégio Palas Atena. Após realizar o resgate da história de ambos, o diretor Paulo agradeceu a todos que contribuàram de alguma forma com o crescimento do Colégio Palas Atena, aos funcionórios pela dedicação, aos pais pela confiança e a Câmara Municipal de Manaus, na pessoa da vereadora Professora Jacqueline Pinheiro que propôs a homenagem ao Palas Atena pelos seus 30 anos.