Conselho de Educação Indígena pede apoio no reforço intercultural dos povos indígenas

• Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/producao/wp-includes/taxonomy.php on line 3961
    Destaques, Notícias

O presidente do Conselho Estadual de Educação Escolar Indàgena do Amazonas (CEEI), Enilson Frota, durante Tribuna Popular, realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (8), solicitou apoio  no sentido de melhorar as ações das polàticas públicas para a educação escolar intercultural e multilàngue dos povos indàgenas. A Tribuna Popular, uma iniciativa do vereador Plànio Valério (PSDB), teve a participação de representantes de entidades e organizações indàgenas.

“É necessário que haja maior apoio para que o conselho funcione conforme planejamento, e, consequentemente, as ações aconteçam.  Precisamos de mais atenção às polàticas públicas para a educação indàgena. As escolas estão sem estruturas em algumas comunidades como Alto Juruó, por exemplo. Precisamos alcançar essas comunidades”, disse Enilson Frota.

Plànio Valério, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indàgenas e Minorias na CMM (Comdihpim), destacou sobre a importância do conselho para o assessoramento e fiscalizações das ações educacionais aos indàgenas. “O conselho existe desde 1998. É o único normativo no paàs que pode realizar algo, desde que haja apoio”, frisou Valério, ao colocar à disposição a comissão para discutir e cobrar polàticas públicas.

O responsóvel da Coordenação das Organizações Indàgenas do Amazonas (Coipam), Zenilton Mura também reforçou sobre o apoio para o fortalecimento do conselho ao contabilizar o número de indàgenas no Amazonas.  “Atualmente existem 210 mil indàgenas no Amazonas  distribuàdos nas calhas dos rios Solimões, Juruó, Madeira, Purus e Rio negro, e, aproximadamente 120 organizações indàgenas”, informou Zenilton.

Para ele, a situação escolar indàgena é delicada e precisa de maior atenção e respeito. “Hó muitas discussões sobre polàticas públicas para a questão indàgena, além da discussão da floresta amazônica sendo debatidas até fora do Brasil, mas, até o momento, não estamos sendo beneficiados”, observou Mura.

Por sua vez, a vereadora professora Jacqueline (PHS) disse que é preciso resgatar as “dàvidas” com os povos indàgenas e avançar na educação tradicional para resgatar a làngua materna, além de criar e sustentar as polàticas com comprometimento.

Na mesma linha, o vereador Wallace Oliveira (PODE) destacou a importância de consolidar os direitos dos povos indàgenas em vários segmentos, principalmente na área da saúde e educação. “Temos que estabelecer esses sentimentos da causa pleiteada. Muitos avanços foram conquistados, mas é preciso buscar apoio para que essas polàticas já estabelecidas sejam realizadas”, completou o parlamentar.

Composição

De acordo com o presidente do CEEI, atualmente o conselho é composto por  36 integrantes, entre indàgenas e não indàgenas membros da Seduc, Fundação Estadual Indàgena (FEI), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Fundação Nacional do Índio (Funai), Sine, além de organizações e movimentos indàgenas.