A União de Escoteiro do Amazonas já conta com a participação de 1.050 escoteiros - Foto: Tiago Corrêa/CMM

A Sessão Plenária desta quarta-feira (23) teve início com a homenagem ao ‘Dia Mundial do Escoteiro’, comemorado no dia 23 de abril, com a participação de vários grupos de escoteiros do Amazonas. A ação contou com o apoio do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva (PSDB) e demais parlamentares presentes no Plenário. Na ocasião, Bosco ressaltou a importância das atividades escotistas como exemplo de verdadeiros cidadãos na prática de boas ações.

Bosco Saraiva destacou que o Dia Mundial do Escoteiro também é uma homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge, conhecido como um santo guerreiro, eleito soldado de Cavalaria que logo cedo ficou conhecido pela sua bravura, ao citar também o fundador Robert Smyth, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros por considerar um modelo a ser seguido.

Na ocasião, o diretor-presidente da União de Escoteiro do Brasil, Lindomar Faustino, ressaltou a importância da instituição que não tem fins lucrativos, a qual trabalha com a educação de jovens, principalmente na formação do caráter juvenil, por meio de jogos e atividades ao ar livre, como exercícios, excursões e acampamentos. “Essas práticas tem como finalidade desenvolver noções e dever com a Pátria e com o próximo”, acrescentou Faustino.

A União de Escoteiro do Amazonas já conta com a participação de 1.050 escoteiros que marcam presença em 11 cidades do Estado do Amazonas. Na capital, já somam dez grupos de escoteiros, com sede própria no bairro Praça 14 de Janeiro.

Parceria
Como informou Lindomar Faustino, a primeira parceria da instituição ocorreu ano passado com o Banco da Amazônia S/A (Basa), que realizou intenso trabalho de protagonismo juvenil, combate ao alcoolismo, droga e prostituição na região do Alto Solimões, mais precisamente nas comunidades de Umuriaçu e Belém do Solimões com indígenas das etnias Tikuna e Kokama. “A parceria com o Basa terminou, mas o trabalho continua naquela região”, destacou Faustino, ao acrescentar que a instituição está aberta a novas parcerias e que apenas conta com o apoio da Policia Militar. “Precisamos firmar parceiras com outras instituições para incentivar o escotismo nos bairros”, completou.

Apoio

A homenagem recebeu manifestação de apoio dos demais vereadores, entre eles, o vereador Mário Frota (PSDB), que disse que ser escoteiro é o despertar do patriotismo e da solidariedade humana, e Joãozinho Miranda (PTN), que ressaltou que o escotismo é a formação de caráter e cidadania.

A cerimônia teve a participação de vários grupos de escoteiros do Amazonas, entre eles: o Grupo de Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré; Grupo de Escoteiro do Amazonas; Grupo de Escoteiro Benjamin Constant, crianças da paróquia São José Operário e alunos da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM), que após a homenagem no Plenário seguiram para conhecer o Memorial e a sala de cinema Silvino Santos da Casa, onde assistiram a vários filmes.

Sobre a data

O Dia Mundial do Escoteiro é comemorado em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth, em 1907, com objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. Os escoteiros têm diversos lemas, tais como: “estar sempre alertas para ajudar sempre o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.

Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e tem como finalidade serem sadios para desenvolver noções e dever com a Pátria e com as pessoas. O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro ou Dia do Escotismo.

CMM

 

Acompanhe a CMM nas redes sociais

Youtube – Camarademanaus 
Twitter – Camaramanaus
Facebook – CMMoficial
SoundCloud – Camaramanaus
Instagram – Camaramanaus
Flickr – Camaramanaus

 

Texto: Valdete Araújo – Dircom/CMM

Foto: Tiago Corrêa/CMM


Não serão postados comentários com ofensas a pessoas ou instituições, sejam elas de natureza pública ou privada. Também não serão aceitos textos ofensivos, de caráter comercial, com palavrões e termos chulos ou que façam propaganda de candidatos. Os comentários postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Comentários

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)