O vereador Elias Emanuel (PSDB) utilizou a tribuna durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira (13), para falar sobre a lei de sua autoria que em 2018 completou quatro anos. O projeto institui a Marcha Contra à Violência a Pessoa Idosa. No próximo dia 15 (sexta-feira), será comemorado o “Dia Mundial de Conscientização contra maus tratos a Pessoa Idosa”.

Durante discurso, o parlamentar relembrou dados alarmantes dessa violência contra idosos. Segundo Elias, a cada dez minutos uma pessoa idosa é vítima de algum tipo de agressão que nem sempre é física. Atualmente o Brasil tem 26 milhões de pessoas idosas com mais de 60 anos, o que representa 13%  da população. Dados apontam que 77% das denúncias registradas são por negligência, como informou o vereador.

A lei de número 1.834 insere no calendário oficial da cidade de Manaus o evento e busca sensibilizar a sociedade e autoridades, uma vez que a pessoa idosa está vulnerável a prática da violência mediante a perda da sua juventude e fragilidade adquirida ao longo da vida. Esse tipo de crime é praticado em todas as classes sociais e até mesmo em aparelhos de saúde.

Para o vereador é preciso trabalhar de forma intensiva a educação doméstica. “Segundo o disk 100 nacional, 50% das denúncias realizadas são por violência psicológica e 38% por abuso financeiro e econômico. Situações na sua grande maioria vivenciadas no seio do próprio lar. Como mudar essa realidade? Precisamos combater sim e trabalhar de forma educativa os cuidados e o respeito a pessoa idosa”, disse Elias.

O parlamentar destacou, ainda, os esforços que da Universidade Aberta da Terceira Idade e Prefeitura de Manaus em trabalhar essa temática nos aparelhos públicos e grupos de convivência. “Hoje, a cada dois indivíduos abaixo de 15 anos, nós temos uma pessoa acima dos 60 anos. O país tem caminhado a passos largos e muito em breve terá em sua maioria uma população idosa e por isso é necessário que se criem políticas públicas voltadas a esse tema”, disse.

O tucano encerrou seu discurso convidando a todos para a Marcha que será realizada na próxima sexta-feira (15), com saída da Praça do Congresso, na avenida Eduardo Ribeiro, com destino a Praça da Polícia, na avenida Sete de Setembro. O evento contará com a presença de órgãos públicos e diversos grupos de convivência.

Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel

Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM