O atleta amazonense Pablo Casado foi homenageado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta sexta-feira (14), com a entrega da Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Manaus, no âmbito do esporte. Através do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Everton Assis (DEM).

Aos 39 anos, o amazonense Pablo Casado coleciona feitos e cargos durante sua carreira como atleta profissional, entre eles, o de presidente da Federação de Stand Up Paddle do Amazonas (FESUPAM). Pablo vem realizando trabalho de divulgação da Amazônia com a prática do SUP, além de ser líder da Tribal SUP, escola especializada na modalidade. Há dois anos o atleta iniciou o Projeto SUPerar, que leva inserção social, esporte e lazer para as comunidades ribeirinhas, atendendo  mais de 150 crianças das comunidades do Tarumã, Novo livramento e comunidade do Tupé.  O Projeto ganhou força com a parceria da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel),  que inseriu o Projeto SUPerar, ao Projeto Segundo Tempo do Governo Federal.

“Enche-me os olhos saber que ainda há pessoas que se preocupam com o bem estar e com o esporte inserido na sociedade. Esporte é disciplina, é saúde e com isso podemos construir uma sociedade melhor”, ressaltou o vereador.

“Quero agradecer ao vereador Everton Assis pela sua sensibilidade de está fazendo esta homenagem, que no meu ver não é só minha e sim de todas essas crianças que estão aqui e todas as pessoas que participam do projeto” destacou Pablo Casado ao acrescentar para nunca desistirem dos sonhos, pois é isso que leva ao caminho certo.

Estiveram presente na solenidade 41 crianças da Escola Francisca Campos Correia, que são alunos do projeto SUPerar. “Ver um atleta como Pablo sendo reconhecido é gratificante, pois nos que estamos com ele no dia-a-dia, vemos toda dedicação e amor. Ele sempre fala que seu sonho hoje é revelar atletas, com essa medalha temos nossos sonhos renovados”, disse a professora do Projeto SUPerar, Doralice Cordeiro.

A solenidade contou com a presença George Froes – Gerente de projetos da Secretaria de Estado e da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); João Luiz Almeida – Secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), representando a Prefeitura Municipal de Manaus Rodrigo Guedes Oliveira – Subsecretário Municipal de Juventude (Semjel);  Artemis de Araújo Soares – Diretora da Faculdade de Educação Física (Ufam), representando a Universidade Federal do Amazonas e  Thiago Silva dos Santos – Coordenador do Programa Segundo Tempo.

Everton justifica a homenagem pelos relevantes trabalhos já desenvolvidos para o Amazonas como desportista, professor e apresentador, levando a modalidade como estilo de vida. “Prestamos essa homenagem porque ele tem sido um elo para os atletas que tem procurado inserção no esporte e também pelo seu trabalho social, trazendo esporte e lazer para as comunidades ribeirinhas, justificou o vereador. Segundo ele, a homenagem tem um significado importante, pois Pablo tem deixado sua marca na história, representando o amazonas nas competições e buscando revelar novos atletas”.

Texto: Assessoria do vereador Everton Assis

Foto: Tiago Corrêa - Dircom/CMM