Vereador participa de encontro da Unale em Brasília

O ouvidor da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Everton Assis (DEM) representou o Parlamento Municipal no Encontro sobre Governança Pública nos Parlamentos, realizado em Brasàlia (DF), nos dias 15 e 16. O evento foi promovido pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Entre os diversos temas sobre governança pública e gestão que estão sendo debatidos, está a Contextualização da governança pública, Princàpios, Diretrizes, Boas próticas de governança nas Assembleias, Dispositivos e providências imediatas, Apresentação de case, Gestão e planejamento estratégico.

O vereador destaca a importância de participar de encontros como este, focados na discussão da governança pública no paàs, elemento que ele acredita ser essencial para uma gestão promissora. “Acredito que esses encontros são cruciais para implementar a governança em cada Estado, com um modelo e qualidade padronizada, porém adaptado com a realidade de cada região”, destacou.

No Encontro, ainda foi apresentado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 47/2012, assinada por 16 casas legislativas do Paàs, entre elas, Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que pretende devolver às Assembleias a capacidade de legislar, isto é, conferir aos parlamentos estaduais a iniciativa de projetos que, atualmente, são de competência privativa do Poder Executivo.