O vereador Wallace Oliveira (Podemos) demonstrou extrema preocupação com o aumento dos casos de morte devido acidentes de trânsito na cidade de Manaus, na manhã desta quarta-feira (07/11). “Venho a essa tribuna demonstrar minha preocupação com os números alarmantes de mortes em função dos acidentes de carro nas vias da nossa cidade”, disse.

Durante o pequeno expediente, Wallace Oliveira afirmou que atualmente umas das mais movimentadas avenidas da capital, a Avenida Governador José Lindoso (Avenida das Torres), vendo sendo palco de cada vez mais casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais. “Hoje, infelizmente, uma das vias com maior fluxo de veículos, que é a Avenida das Torres, tem sido um local onde mais tem acontecido acidentes de carro com vítimas fatais; isso também devido as atividades de “racha” ou “pega” que ocorrem de forma frequente”, afirmou.

Wallace Oliveira apresentou dados da Seguradora Líder, administradora nacional do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre ou por sua Carga a Pessoas Transportadas ou Não), demonstrando que em apenas um ano, a capital do estado do Amazonas registrou 1.099 casos de acidentes de trânsito envolvendo jovens entre 18 a 34 anos, alcançando assim a sétima posição entre as capitais do país.

Outro dado relevante apresentado pelo parlamentar aponta que do total de jovens acidentados, 37 mil adquirem sequelas permanentes; um percentual de 76%. Os casos de morte foram 3,5 mil. “Toda essa situação preocupante dos acidentes de trânsito, tem afetado e envolvido muitos jovens, que têm perdido a vida”, lamentou.

Wallace Oliveira citou o caso do jovem atleta Vladimir dos Reis Baia Neto, 21 anos, que morreu após capotar várias vezes e bater numa árvore e em “dentes de dragão” (muretas de proteção do canteiro central da via), localizada no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

O vereador solicitou das autoridades responsáveis pelo trânsito da capital, que adotem ações de monitoramento nas vias com grande tráfego de veículos, principalmente na Avenida das Torres, para que os índices de acidentes diminuam.

Wallace Oliveira relacionou algumas ações de prevenção em relação aos acidentes de trânsito que podem adotar para diminuir os índices de acidentes de trânsito na capital amazonense. “É preciso urgentemente que medidas socioeducativas, e até mesmo medidas preventivas, como a reativação ou instalação de instrumentos de fiscalização, por exemplo radares de velocidade, sejam efetivadas afim de inibir concretamente a prática desses atos ilícitos, que são nocivos à sociedade e que continuam trazendo luto para várias famílias da nossa cidade de Manaus”, sugeriu.

Texto: Assessoria do Vereador Wallace Oliveira

Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM