Início / Notícias / Isaac Tayah propõe mês para realização de ações de prevenção ao câncer de intestino

Intensificar as ações de prevenção ao câncer de intestino durante todo o mês de Dezembro, é a proposta do vereador Isaac Tayah, através do projeto de lei 030/2019, deliberado na sessão plenária desta segunda-feira (18/03), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para emissão de parecer e posterior tramitação na Casa Legislativa.

Segundo o vereador, o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, no reto e no ânus. Na maioria dos casos, é uma doença tratável e curável. “O que vai determinar o sucesso do tratamento é a detecção precoce. Se for feito o diagnóstico antes que a doença se espalhe para outros órgãos, as chances de cura são maiores”, disse o parlamentar.

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que esse ano deverão ser diagnosticados 36.360 novos casos de câncer de intestino, no Brasil. Os dados também mostram que em 2015, foram registrados, no país, 16 mil mortes por esse tipo de câncer.

Com base nesses fatos,  o vereador Isaac Tayah, propõe a criação do mês de prevenção do câncer de intestino, a ser realizado em dezembro. A ideia é intensificar a divulgação de informações relacionadas à prevenção, principais sintomas e onde procurar ajuda. “Se a pessoa tem acesso a essas informações ela terá maiores condições de procurar ajuda, em tempo hábil, aumentando as chances de cura e diminuindo o número de óbitos pela doença”, defendeu o vereador.