A Câmara ganha nova roupagem de planejamento estratégico, a médio e longo prazos, para interligar as ações e programas futuros baseados em seus propósitos organizacionais já estabelecidos desde a implantação do Sistema de Gestão Integrado — ISO 9001 (Norma da Qualidade) e ISO 14001(Norma Ambiental). A iniciativa do presidente da CMM, Wilker Barreto (PHS), traz benefícios para a organização interna e para a sociedade com a oferta de serviços de excelência, além de servir de referência para que outros órgãos públicos possam implantar uma gestão moderna de planejamento.

A moderna gestão de planejamento estratégico vai se desenvolver em quatro etapas. O primeiro passo já foi dado desde a implantação das normas na Casa Legislativa, com a orientação das diretrizes vindas do presidente da Câmara e o estabelecimento dos propósitos organizacionais, pré-existentes no órgão, como a Visão, Missão e Valores e de políticas da Qualidade e Ambiental.

A segunda etapa foi o diagnóstico, com a análise do ambiente interno e externo, a avaliação das estratégias atuais em termo de planejamento e o gerenciamento de risco. Para tanto, foram realizadas duas oficinas com a participação maciça dos diretores da Casa. O primeiro treinamento envolveu o ‘Planejamento Estratégico’ para diagnosticar os ambientes internos e externos da Câmara, por meio da Matriz Swot e a segunda oficina de ‘Gerenciamento de Risco’ serviu para que os diretores realizassem o levantamento dos riscos coorporativos e, assim, traçassem o plano de ação, como explicou o coordenador do Departamento de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), Leôncio Oliveira.

O terceiro passo é o direcionamento para que sejam formuladas as estratégias e traçar os objetivos e metas. Finalmente, a quarta e última fase é a operacionalização do plano de ação e monitoramento.

“O planejamento estratégico em si é um método que permite que a Casa Legislativa se conheça e possa estabelecer uma visão futura. Fazendo isso, a CMM estará muito mais preparada e comprometida na realização dos trabalhos e oferta de seus serviços à população”, completou o coordenador.

Com isso, a Câmara sai na frente de outras casas legislativas demonstrando modernidade e excelência dos serviços à sociedade e, tornando-se exemplo e referência para que outros órgãos públicos adotem métodos modernos de planejamentos estratégicos, assim como, também, já implantou a Prefeitura de Manaus.

Na avaliação do coordenador de Recursos Humanos da CMM, Eli Camilo, a proposta de criação de planejamento estratégico para definir ações por meio de plano de ação, significa que a Casa terá as suas atividades definidas com prazos estabelecidos e responsabilidade às ações e quais serão os recursos para que o planejamento seja realizado. “A administração da Casa está se profissionalizando no sentido de realizar ações contínuas, independentemente  das mudanças que venham ocorrer, com garantia e compromisso de que as ações propostas terão inicio, acompanhamento e sequencia. É um ganho enorme em termos administrativos, para sociedade, porque a sociedade terá uma Casa legislativa com suas ações continuadas”, disse Eli Camilo.

“Mais segurança nas informações, melhoramento na prestação dos serviços e atendimentos, e, principalmente, um planejamento que terá continuidade”, reforçou o auditor Nelson Silva.  

Atualização

A nova versão da ISO 9001:2015 (Qualidade) e ISO 14001:2015 (Ambiental), em um de seus itens, exige a que a Câmara conheça e estabeleça o seu contexto organizacional, que envolve, além dos objetivos e metas estratégicas, o controle de seu ambiente interno e externo para prestar um serviço de excelência e melhorar cada vez mais esses ambientes.

 

 

 

 

 

Texto: Valdete Araújo-Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha e Alfran Leão- Dircom/CMM


Não serão postados comentários com ofensas a pessoas ou instituições, sejam elas de natureza pública ou privada. Também não serão aceitos textos ofensivos, de caráter comercial, com palavrões e termos chulos ou que façam propaganda de candidatos. Os comentários postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Comentários

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)