A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou na manhã de segunda-feira (13) dois projetos de autoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB). Com o projeto de lei nº 314, o parlamentar pretende criar na cidade a Caminhada “Manaus Limpa”. Já com o de nº 315 o objetivo é obrigar os estabelecimentos de educação básica e média da rede particular, no âmbito do município de Manaus, a devolverem o material didático-escolar não utilizados pelos alunos.

Justificando a propositura que quer estabelecer a Caminhada “Manaus Limpa”, o vereador Reizo explica que os cidadãos têm uma visão primária de que o Governo é o responsável absoluto pelo lixo e sua destinação. “Entretanto, todos, a nosso ver, devem se responsabilizar e ter consciência de que o lixo precisa ter um desígnio correto”, afirma.

O parlamentar defende, ainda, que o caminho para combater o despejo de lixo nas ruas e igarapés é a educação ambiental, e torna-se mais fácil por meio de mobilizações, pois, dessa maneira, a população estará mais consciente.

Em relação ao projeto de lei nº 315, Reizo Castelo Branco destaca que a devolução do material didático-escolar contribuirá para o equilíbrio das despesas anuais das famílias manauaras. “A lista de material que as escolas repassam para os pais é extensa e muitos desses materiais não são totalmente usados, podendo ser utilizados em outro momento, evitando, assim, outros gastos com material escolar”, disse.

Texto: Assessoria do vereador Reizo Castelo Branco

Foto: Assessoria do vereador Reizo Castelo Branco