skip to Main Content
Presidente Da CMM Afirma Que Programa Ilumina Manaus Vai Oferecer Segurança Aos Manauaras

Presidente da CMM afirma que programa Ilumina Manaus vai oferecer segurança aos manauaras

Para o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), segurança  é o principal benefício do programa da prefeitura “Ilumina Manaus”, lançado nesta quarta-feira (17/2) na sede do poder municipal, na zona Oeste da capital. A cidade ganha nessa primeira fase do projeto a implantação de 12 mil novos pontos a LED em 60 bairros da capital, com a troca de lâmpadas de sódio e vapor metálico, pelas lâmpadas de LED, uma economia mensal de R$ 500 mil aos cofres municipais.

“Manaus está no ranking das cidades mais violentas do país. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública estamos em terceiro lugar no número de homicídios em 2020. Por isso, esse projeto vai melhorar a segurança da população. Eu acredito que é uma bela atitude da prefeitura, pois a meta é contemplar 100% da cidade de Manaus nos cem primeiros dias de gestão do prefeito David Almeida. Eu, como presidente da Câmara Municipal, na condição de vereador de Manaus, venho aqui externar minha alegria, a minha confiança ainda mais nessa gestão, e acredito que o projeto “Ilumina Manaus” irá proporcionar para capital, para as pessoas que residem na nossa cidade, uma sensação de segurança muito maior do que existe hoje, e volto a repetir, esse é o ingrediente que cabe ao município, em relação a questão da segurança pública na nossa cidade”, contextualizou o presidente durante a solenidade de lançamento.

O vereador Sandro Maia relatou que o serviço já foi realizado em pontos estratégicos na capital, entre eles na zona Sul, nos bairros Crespo, Morro da Liberdade, São Lázaro, Japiim e Educandos; Na zona leste, no Jorge Teixeira e Tancredo Neves, na zona Oeste, bairro Compensa e na zona Centro-oeste, Alvorada, bairro de atuação do parlamentar.

“Alvorada foi um dos bairros que já receberam a iluminação LED. Hoje o bairro Alvorada é LED, e vai chegar em todos os bairros de Manaus, com iniciativa de melhorar a segurança, a qualidade de iluminação e o preço, isso que nos interessa. Então, é muito louvável essa atitude do prefeito, pois Manaus estava na escuridão, e hoje com esse trabalho, nós temos a garantia que o cidadão vai poder ter mais segurança no seu bairro, porque vai ter uma rua iluminada”, relatou o vereador.

Eduardo Alfaia, vereador pelo PMN, lembrou que os trabalhos também, já foram realizados no conjunto Viver Melhor e nos bairros Nova Vitória, Grande Vitória, Braga Mendes e conjunto Cidadão 10, na zona Norte de Manaus.  “Essa é uma atitude muito louvável da prefeitura, principalmente, do Secretário de Infraestrutura Marcos Rotta, por implementar um programa de qualidade e melhoria para nossa população do município de Manaus, tendo em vista o serviço de iluminação pública. Além disso, o programa vai trazer economia aos cofres públicos”, afirmou Alfaia.

Em sua caminhada pela cidade, o vereador Dione Carvalho (Patriota), disse que encontrou várias ruas sem iluminação em Manaus. Agora, com o programa da prefeitura, ele ressalta que as luminárias de LED vão gerar uma claridade até quatro vezes maior que as tradicionais. “O prefeito David almeida com a sua preocupação e com o seu gesto solidário, está dando prioridade a esses bairros e a esses locais onde, realmente, precisam com urgência de iluminação. Esse programa vai afastar os criminosos e com certeza diminuir os assaltos nessas localidades”, declarou Dione.

Economia

Segundo o Secretário de Infraestrutura Marcos Rotta, vice-prefeito de Manaus, será realizado um leilão com as lâmpadas antigas e estrutura metálica dos postes, para arrecadação dos recursos, que serão investidos em melhorias na infraestrutura.  Sobre a economia de R$ 500 mil mensais aos cofres públicos, Rotta declarou ainda que os campos de futebol espalhados pela cidade, devem receber também a nova iluminação, com uma economia de 80% nas contas.

“Nós recebemos do prefeito David Almeida um desafio de em cem dias fazer a cobertura de 100% na capital, com a nova iluminação a LED. Nós não apenas aceitamos essa missão e esse desafio, como estamos trabalhando em quatro turnos diários para cumprir a primeira etapa do projeto. A Manaus Luz é a grande responsável pelos investimentos. Nós estamos presentes 24h por dia exigindo que a empresa cumpra com essa meta estabelecida pelo prefeito em 100 dias. Isso é um ganho para concessionária, um ganho para o comércio, mas acima de tudo um ganho para a cidade de Manaus”, finalizou o Secretário.

A população pode também ajudar a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), identificando os pontos que precisam de iluminação. O serviço é solicitado pelo número 0800 201 0001.

Texto: Arthemisa Gadelha – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM