Presidente Da CMM Afirma Que Programa Ilumina Manaus Vai Oferecer Segurança Aos Manauaras

Presidente da CMM afirma que programa Ilumina Manaus vai oferecer segurança aos manauaras

Para o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), segurança  é o principal benefício do programa da prefeitura “Ilumina Manaus”, lançado nesta quarta-feira (17/2) na sede do poder municipal, na zona Oeste da capital. A cidade ganha nessa primeira fase do projeto a implantação de 12 mil novos pontos a LED em 60 bairros da capital, com a troca de lâmpadas de sódio e vapor metálico, pelas lâmpadas de LED, uma economia mensal de R$ 500 mil aos cofres municipais.

“Manaus está no ranking das cidades mais violentas do país. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública estamos em terceiro lugar no número de homicídios em 2020. Por isso, esse projeto vai melhorar a segurança da população. Eu acredito que é uma bela atitude da prefeitura, pois a meta é contemplar 100% da cidade de Manaus nos cem primeiros dias de gestão do prefeito David Almeida. Eu, como presidente da Câmara Municipal, na condição de vereador de Manaus, venho aqui externar minha alegria, a minha confiança ainda mais nessa gestão, e acredito que o projeto “Ilumina Manaus” irá proporcionar para capital, para as pessoas que residem na nossa cidade, uma sensação de segurança muito maior do que existe hoje, e volto a repetir, esse é o ingrediente que cabe ao município, em relação a questão da segurança pública na nossa cidade”, contextualizou o presidente durante a solenidade de lançamento.

O vereador Sandro Maia relatou que o serviço já foi realizado em pontos estratégicos na capital, entre eles na zona Sul, nos bairros Crespo, Morro da Liberdade, São Lázaro, Japiim e Educandos; Na zona leste, no Jorge Teixeira e Tancredo Neves, na zona Oeste, bairro Compensa e na zona Centro-oeste, Alvorada, bairro de atuação do parlamentar.

“Alvorada foi um dos bairros que já receberam a iluminação LED. Hoje o bairro Alvorada é LED, e vai chegar em todos os bairros de Manaus, com iniciativa de melhorar a segurança, a qualidade de iluminação e o preço, isso que nos interessa. Então, é muito louvável essa atitude do prefeito, pois Manaus estava na escuridão, e hoje com esse trabalho, nós temos a garantia que o cidadão vai poder ter mais segurança no seu bairro, porque vai ter uma rua iluminada”, relatou o vereador.

Eduardo Alfaia, vereador pelo PMN, lembrou que os trabalhos também, já foram realizados no conjunto Viver Melhor e nos bairros Nova Vitória, Grande Vitória, Braga Mendes e conjunto Cidadão 10, na zona Norte de Manaus.  “Essa é uma atitude muito louvável da prefeitura, principalmente, do Secretário de Infraestrutura Marcos Rotta, por implementar um programa de qualidade e melhoria para nossa população do município de Manaus, tendo em vista o serviço de iluminação pública. Além disso, o programa vai trazer economia aos cofres públicos”, afirmou Alfaia.

Em sua caminhada pela cidade, o vereador Dione Carvalho (Patriota), disse que encontrou várias ruas sem iluminação em Manaus. Agora, com o programa da prefeitura, ele ressalta que as luminárias de LED vão gerar uma claridade até quatro vezes maior que as tradicionais. “O prefeito David almeida com a sua preocupação e com o seu gesto solidário, está dando prioridade a esses bairros e a esses locais onde, realmente, precisam com urgência de iluminação. Esse programa vai afastar os criminosos e com certeza diminuir os assaltos nessas localidades”, declarou Dione.

Economia

Segundo o Secretário de Infraestrutura Marcos Rotta, vice-prefeito de Manaus, será realizado um leilão com as lâmpadas antigas e estrutura metálica dos postes, para arrecadação dos recursos, que serão investidos em melhorias na infraestrutura.  Sobre a economia de R$ 500 mil mensais aos cofres públicos, Rotta declarou ainda que os campos de futebol espalhados pela cidade, devem receber também a nova iluminação, com uma economia de 80% nas contas.

“Nós recebemos do prefeito David Almeida um desafio de em cem dias fazer a cobertura de 100% na capital, com a nova iluminação a LED. Nós não apenas aceitamos essa missão e esse desafio, como estamos trabalhando em quatro turnos diários para cumprir a primeira etapa do projeto. A Manaus Luz é a grande responsável pelos investimentos. Nós estamos presentes 24h por dia exigindo que a empresa cumpra com essa meta estabelecida pelo prefeito em 100 dias. Isso é um ganho para concessionária, um ganho para o comércio, mas acima de tudo um ganho para a cidade de Manaus”, finalizou o Secretário.

A população pode também ajudar a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), identificando os pontos que precisam de iluminação. O serviço é solicitado pelo número 0800 201 0001.

Texto: Arthemisa Gadelha – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM