Durante Tribuna Popular, em alusão ao Dia do Índio, comemorado no Brasil em 19 de abril, realizada na manhã desta quarta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Professor Samuel (PHS) destacou o dia como uma iniciativa para promover a cultura dos povos indígenas que fazem parte do patrimônio cultural do brasil.

Em seu discurso, Professor Samuel agradeceu a presença dos líderes e ressaltou o número de índios que vivem atualmente na região da Amazônia, a maioria deles na zona Rural. Diversos representantes indígenas de várias etnias estiveram no local da homenagem. “Nós Brasileiros, temos o DNA indígena. O Estado do Amazonas tem o privilégio de ter a maior concentração deles, estimado em 300 mil, devido a sua extensão territorial. Além de ter o privilegio de índios urbanos na nossa capital. Temos que continuar refletindo nesta data” disse o parlamentar.

Samuel lembrou  do Projeto de Lei (PL), apresentado pelo vereador Plínio Valério, que determinava o Dia do Índio como feriado na capital. “Na época que o Plínio apresentou a proposta, conversei com ele sobre a ideia da Assembleia Legislativa buscar esse feriado estadual e nós buscarmos o feriado municipal”, finalizou o parlamentar.

No evento, os vereadores  fizeram discursos em homenagem a nação indígena e falaram sobre os problemas e melhorias para a comunidade.

Texto: Assessoria do vereador Professor Samuel

Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM