Therezinha Ruiz Solicita Que Escolas Reforcem Os Debates Sobre A Violência Sexual

Therezinha Ruiz solicita que escolas reforcem os debates sobre a violência sexual

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM), vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), encaminhou na manhã desta terça-feira (14), indicação solicitando que as escolas da Rede Municipal de Ensino reforcem os debates sobre violência sexual para os alunos, com o objetivo de aumentar os esclarecimentos das crianças em relação ao tema.

Ela destaca, que na última semana, Manaus registrou diversos casos graves de violência sexual contra crianças com requintes de crueldade. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) apontam que de janeiro a maio deste ano foram registrados cem casos de estupro envolvendo crianças entre 0 a 11 anos em Manaus.

Segundo a parlamentar, é importante que a famàlia e a escola trabalhem em parceria para prevenir esse tipo de crime. “A famàlia e a escola devem caminhar juntas no sentido de proteger cada vez mais nossas crianças. Em casa os pais devem orientar os filhos sobre os riscos de serem aliciados por alguém”, destaca Ruiz.

Therezinha destaca, ainda, que a maioria dos casos de estupros de crianças ocorre dentro dos lares ou nas proximidades. “Temos vistos casos assombrosos de violência contra crianças, isso serve de alerta para todas as famílias”, comenta Therezinha.

A SSP-AM registrou ainda nesse mesmo período, 78 casos de estupros entre adolescentes de 12 a 17 anos, e 68 ocorrências com pessoas maiores de 18 anos.

Therezinha faz um alerta para que os pais não deixem seus filhos saàrem de casa sozinhos, pois o risco é maior se a criança não estar acompanhada de um responsóvel. “É uma situação de alerta para os pais, responsóveis e até mesmo os avós, ou seja, todos que participam da criação da criança”, disse.