Na manhã de quarta-feira (9), no Plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi realizada Tribuna Popular sobre o aleitamento materno, com a participação da chefe do Núcleo de Saúde da Criança e Adolescente, enfermeira obstetra Ivone Amazonas Marques Abolnik, especialista neste tema. A tribuna foi de autoria do vereador Everton Assis (DEM).

Segundo Everton Assis a ideia da Tribuna Popular é que, os vereadores da atual Legislatura, tomem conhecimento sobre a importância desse tema, que é pouco discutido pela grande parte da população. “A demanda é muito maior que a oferta, precisamos unir forças para aumentar a divulgação de doação e coleta do leite materno, assim reduzindo a mortalidade neonatal. Esta casa pode ser pioneira, tornando-se um banco de coleta. O projeto do banco de leite visa solucionar e conscientizar as mães de não desperdiçar esse alimento tão rico e necessário”, frisou o vereador.

“Agradeço ao propositor dessa tribuna, Everton Assis, pela importância dessa discussão. No município de Manaus, de 2014 para 2015, conseguimos reduzir a mortalidade infantil de 15% para 12%, e o leite materno é importantíssimo pra essa redução. O Agosto Dourado tem um significado que nada mais é a que cada mulher que doa salva, pois não existe alimento mais completo que o leite materno,” ressaltou Ivone Amazonas.

Participou também da tribuna a coordenadora da Rede Cegonha da Maternidade Alvorada, enfermeira Obstetra Marinalva Ramos onde destacou que a coleta serve para as mães que sofrem com os bebês prematuros na UTI. “As mães soro positivo e ate mesmo aquelas que não produzem o leite, são nessas situações em que o bebê encontra essas dificuldades de amamentar em sua mãe que o banco de leite se torna fundamental para substituir e alimentar o bebê”, destacou.

O leite materno é o alimento insubstituível para o recém-nascido e fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê, ele traz vários benefícios como proteger de infecções respiratórias, alergia alimentar e número de anticorpos. A criança quando nasce não está preparada para receber outro tipo de alimento há não ser o leite materno.

“Todos nós amamentamos, por que quem apoia o aleitamento materno, também amamenta”, finalizou o vereador.

Projeto de Resolução

Está tramitando na Câmara Municipal de Manaus o Projeto de Resolução nº 017/2017, de autoria de Everton Assis, que dispõe de um convenio entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Secretária Municipal de Saúde, para firmar uma parceria com a Câmara como um posto de coleta de leite materno ou cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde para disponibilização de pessoal qualificado para executar treinamento aos servidores do Posto Médico da CMM quanto à coleta e armazenagem do leite materno.

O posto de Coleta de Leite Materno da CMM será implantado de acordo com o que estabelece a Resolução da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária e terá a incumbência de coletar o leite materno em recipientes próprios para o acondicionamento e armazenagem deste produto.

Para efetivação da coleta do leite materno e dos recipientes a Câmara Municipal de Manaus, realizará campanhas de coleta e conscientização de doação junto aos servidores da CMM, visitantes, empresas públicas e privadas, bairros adjacentes à sede da Câmara Municipal, órgãos públicos e em outros locais afins.

 

Texto: Assessoria do vereador Everton Assis com edição da Dircom

Foto: Tiago Corrêa - Dircom/CMM


Não serão postados comentários com ofensas a pessoas ou instituições, sejam elas de natureza pública ou privada. Também não serão aceitos textos ofensivos, de caráter comercial, com palavrões e termos chulos ou que façam propaganda de candidatos. Os comentários postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Comentários

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)