Início / Notícias / Dr. Ewerton Wanderley chama atenção para importância da prevenção ao câncer de intestino

Dr. Ewerton Wanderley chama atenção para importância da prevenção ao câncer de intestino

O vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) fez um alerta sobre a importância de prevenir o câncer de intestino, e fe26z alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, que acontece na próxima quarta-feira (27/3). Ao longo de seu pronunciamento na tribuna do plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (25/3), Dr. Ewerton defendeu maior disponibilização no SUS de exames mais específicos para detecção da doença, que é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres e o terceiro em homens, com estimativa, em média, de 36.000 novos casos por ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

“A colonoscopia é a forma mais eficaz para prevenção, e reduz o risco de câncer em até 90%. O exame realiza-se através de um aparelho específico, semelhante ao usado na endoscopia de estômago, que examina internamente todo o intestino grosso, permitindo o diagnóstico e, ao mesmo tempo, a retirada de adenomas ou pólipos, que são lesões benignas, que evoluem lentamente para o câncer, em cerca de 10 a 15 anos” disse o parlamentar.

Além da colonoscopia, Dr. Ewerton falou também sobre a importância dos exames menos invasivos como a pesquisa de sangue oculto na fezes. Todos os exames são recomendados  para todas as pessoas a partir dos 45 anos de idade. “O exame de sangue nas fezes, se realizado anualmente, reduz o risco em até 30% de mortalidade. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para colonoscopia” afirmou o vereador.

O parlamentar mostrou preocupação com a dificuldade de agendar consultas com o proctologista, que é o médico, com especialidade cirúrgica, responsável por tratar doenças do intestino grosso, do reto e ânus. “Como médico do SUS, sei o quanto é difícil encaminhar pacientes com problemas intestinais para o proctologista, por causa do número insuficiente desse profissional que atende na saúde pública, devido à falta de recursos que compromete o acompanhamento desses pacientes, que muitas vezes têm que recorrer ao particular para conseguir maior celeridade no seu tratamento” justificou o vereador.

Além dos exames preventivos, o câncer de intestino pode ser prevenido através de hábitos saudáveis, como a alimentação, com a ingestão regular de fibras e alimentos integrais. Evitar carne vermelha em excesso, defumados ou produtos industrializados. O controle do peso e a prática regular de atividade física, pelo menos cinco vezes por semana, podem ser grandes aliados no combate à doença.25

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram