Therezinha Ruiz

Vereador

Perfil:

Nome Completo: Therezinha Ruiz de Oliveira

Ano de nascimento: 1953

Naturalidade: Manaus

Estado Civil: Viúva

Formação: É formada em Letras, com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa, com especialização em Gestão Escolar, ambas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Mandatos: Foi eleita vereadora em 2012, com 5.308 votos para o mandato 2013/2016. Já foi deputada estadual entre 2008/2001.

 

Histórico: Therezinha Ruiz de Oliveira, nascida em Manaus, no dia 18 de março, foi casada com o Engº Antônio Nelson de Oliveira Neto, com quem teve quatro filhos.

Atuando há 32 anos na Educação Pública, iniciou sua carreira no Magistério como professora na Escola Barão do Rio Branco. Após concurso público, assumiu a cadeira de Língua Inglesa na Rede Estadual de Ensino, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), onde foi coordenadora da Área de Comunicação e Expressão em Línguas Portuguesa e Inglesa.

Foi professora para teenagers no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU).

Assumiu, em 1986, a direção da Creche da Portobrás, Tocaiazinha, que transformou de Creche em Escola de Ensino Fundamental atendendo, inicialmente, uma clientela de quase 70 crianças, em horário integral.

Em seu último ano de administração, aumentou para 230 o número de crianças atendidas, integração social aos filhos dos funcionários do Porto.

Na Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi professora, técnica de acompanhamento pedagógico, coordenadora pedagógica do Ensino de 1º Grau, assessora de Departamento de Ensino e Diretora de Departamento de Ensino.

 

Atividades Partidárias: É filiada ao Democratas (DEM) e líder do partido na Câmara Municipal de Manaus.

 

Projetos de Lei apresentados:

 

Leis em vigor de sua autoria: Como deputada estadual, Professora Therezinha Ruiz idealizou os seguintes projetos que se transformaram em Lei:

– Resolução Legislativa 419/2007 – Criou o Núcleo de Atendimento aos Profissionais da Educação (Nape), com apoio jurídico, psicológico e fonoaudiológico;

– Lei Ordinária 3.183/2007 – Institui a Semana Estadual de Valorização do Educador;

– Lei Ordinária 3.209/2007 – Institui no âmbito do Estado do Amazonas o programa de ação interdisciplinar e de participação comunitária, denominado “Escolas sem drogas”;

– Lei Ordinária 3.165/2007 – Considera de utilidade pública a entidade ‘Jovens com uma Missão – Manaus’.

 

Comissões em que atua: Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (COMED/CMM); vice-presidente da Comissão de Ética (COMET); vice-presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM); membro suplente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); membro suplente da Comissão de Serviço Público (COMSERP); membro titular ca Comissão de Direitos Humanos (COMDIH); membro suplente da Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis (COMIAL) e membro titular da Comissão de Direito da Criança, Adolescente e Idoso (COMDCAI).

 

Outras iniciativas: Em 1995 assumiu como subsecretária municipal de Educação, ficando no cargo até 2002, quando tomou posse no cargo de Secretária Municipal de Educação e Cultura.

Em 2009, na administração do prefeito Amazonino Armando Mendes, assumiu a Secretaria Municipal de Educação, ficando de 1º de janeiro a 05 de abril de 2009.

 

OBS: Texto de total responsabilidade da assessoria do vereador.

  Leia mais
?>