Vereador Wallace Oliveira (PODE) encaminhou o Projeto de Lei nº 109/2018 que direciona preferência de assentos em áreas destinadas à alimentação nos shoppings centers e centros comerciais para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e gestantes.

De acordo com o artigo 1º da proposta, os shoppings centers e centros comerciais com praças de alimentação devem disponibilizar assentos preferenciais para os idosos, pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida e gestantes.

Entretanto, algumas ponderações substanciais merecem ser destacadas para reforçar o motivo da apresentação do projeto como o cuidado com o idoso, o respeito à acessibilidade e consideração à condição frágil das gestantes. Os formatos de mesas ou assentos são, muitas vezes, impróprios para o uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, além da distribuição dos espaços de circulação entre as mesas.

A presente proposição objetiva assegurar aos idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e gestantes, o direito ao assento preferencial nos shoppings centers e centros comerciais, nas áreas denominadas de espaços gourmet ou praças de alimentação.

“Acreditamos que as pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida devem ter o mesmo direito de acesso numa área gourmet. Por isso, a previsão de reserva preferencial de espaço físico que atenda às necessidades desse grupo nos shoppings, extensivo aos idosos, especialmente dos que enfrentam dificuldade para se locomover. A lei deve atender a todos sem restrições ou discriminações de qualquer sorte. Por isso a especificação de reservas de assentos em locais e pontos diferentes nas praças de alimentação, justamente para não haver segregação de pessoas e sim tornar a reserva preferencial mais conveniente.”, diz vereador Wallace Oliveira.

Texto: Assessoria do Vereador Wallace Oliveira

Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM