skip to Main Content
Câmara Ilumina Prédio De Rosa Para Campanha De Conscientização Sobre Câncer De Mama

Câmara ilumina prédio de rosa para campanha de conscientização sobre câncer de mama

Com a chegada do mês de outubro, as luzes externas do prédio da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ganharam a cor rosa. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa – um movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A ideia é contribuir para lembrar as mulheres da importância da realização dos exames preventivos.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que 450 novos casos da doença sejam diagnosticados no Amazonas em 2021.

A iniciativa partiu do presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), que disse ser fundamental o debate sobre o tema, visto a importância em incentivar e conscientizar as mulheres sobre a importância da conscientização. A ação foi elogiada pelas parlamentares da Casa.

A vereadora professora Jacqueline, presidente da Comissão dos Direito das Mulheres da Casa Legislativa, ressalta a importância de as mulheres fazerem o exame de rotina. “O câncer tem cura, principalmente o de mama, então as mulheres precisam se conscientizar em fazer os seus exames de rotina” Disse.

O presidente da Comissão de Saúde Doutor Daniel Vasconcelos (PSC), explica que o autoexame da mama pode ser feito pela própria mulher em casa. “As mulheres, também podem fazer o autoexame em casa, pois é super fácil, para verificar se não tem nenhuma coisa incomum nos seus seios”.

A vereadora Yomara Lins (PRTB), também fala da importância do cuidado com a saúde feminina. “quero chamar atenção de todas as mulheres, para que se cuidem, para que se amem, que possam fazer os seus exames de rotina”. completou.

Thayssa Lippy (PROGRESSISTAS), faz um apelo às mulheres para que procurem o posto de saúde mais próximo de onde moram. “A descoberta precoce ainda é o melhor remédio se cuide” ressaltou.

O Ministério da Saúde orienta que, mulheres de 40 anos ou mais devem procurar por um ambulatório, centro ou posto de saúde e realizar o exame clínico das mamas anualmente. É recomendado que mulheres de 50 e 69 anos façam pelo menos um exame de mamografia a cada dois anos. A procura pelo serviço de saúde tem deve ser feita mesmo sem a presença de sintomas.

Texto: Diego Mesquita – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM


Back To Top
Skip to content