Início / Notícias / Capitão Carpê lê nota de profissionais da saúde municipal e cobra melhorias para a categoria

O parlamentar reivindicou o pagamento das progressões, promoções e datas-bases, que segundo o sindicato da categoria atrasados desde 2020

O vereador Capitão Carpê (Republicanos), nesta quarta-feira (07/06), durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), leu a nota publicada pelos profissionais como forma de dar voz às reivindicações da categoria. Carpê afirmou que é obrigação da Prefeitura cumprir o reajuste assegurado e garantir aos trabalhadores da saúde a valorização necessária.

“Se queremos que Manaus continue sendo considerada a melhor saúde básica, só será possível com a valorização desses profissionais. Eles têm o direito dessas melhorias garantidas por lei” destacou o parlamentar.

Repúdio – O vereador referiu-se a nota emitida pelo Bancada Sindical da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS (uma espécie de conglomerado de diversos sindicatos da saúde) que, nesta terça-feira (06/06), repudiou a postura do prefeito David Almeida (Avante) neste episódio.

A Bancada criticou o não-pagamento dos valores recentes à data-base de 2020 a 2023, além do não cumprimento de progressões e promoções dos trabalhadores da saúde municipal.

A data base é um direito assegurado por Lei, que determina o reajuste através revisão salarial anual dos servidores públicos, com o objetivo de garantir a manutenção do poder aquisitivo frente à inflação e outros fatores econômicos.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador