Início / Comunicação / Credenciamento de Jornalistas

Credenciamento de Jornalistas

A Câmara Municipal de Manaus oferece dois tipos de credenciamento para cobertura jornalística da atividade parlamentar e eventos realizados na Casa: credenciamento permanente e credenciamento provisório.

O uso da credencial é pessoal e intransferível. A credencial permanente tem validade até o fim do mandato da Mesa Diretora, e deve ser renovada sempre no mês de março de anos com final ímpar (2021, 2023, 2025, etc.). A credencial provisória tem validade de até 30 dias, e pode ser renovada uma única vez pelo mesmo prazo.

O credenciamento de veículos de imprensa para acesso à Câmara é realizado exclusivamente pelo e-mail dircom@cmm.am.gov.br.

Procedimento

Numa primeira etapa, é preciso cadastrar o veículo de imprensa que será o responsável por registrar os profissionais, ou colaboradores, que terão acesso à Câmara Municipal de Manaus. Nessa fase, o veículo deve anexar o alvará de funcionamento da empresa. A Câmara analisará a documentação e enviará um e-mail informando se o veículo foi autorizado a solicitar o credenciamento.

A partir dessa autorização, numa segunda etapa, o veículo poderá cadastrar seus profissionais anexando os demais documentos exigidos – que são os mesmos para os dois tipos de credenciamento, provisório e permanente.

Após a checagem dos documentos de cada profissional, a Câmara enviará um novo e-mail aos veículos para informar sobre a retirada das credenciais no Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus, que fica no Térreo.

Documentos necessários (em cópias digitalizadas)

Para os veículos de imprensa, na primeira etapa:

– Ofício do veículo solicitando o credenciamento e indicando o funcionário que será responsável pelo credenciamento (credenciador)

– Documento com foto e CPF do funcionário do veículo que será responsável pelo credenciamento (credenciador)

– Alvará de funcionamento

Para os jornalistas, na segunda etapa:

– Documento com foto (Carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação)
– CPF

Correspondentes estrangeiros

Os correspondentes deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, documento que os habilite a exercer a profissão no Brasil.

Para demais esclarecimentos, entre em contato pelo telefone (92) 3303-2771.