David Reis Prepara Projeto De Lei Para Oficializar Denominação Da Praça Nestor Nascimento

David Reis prepara projeto de lei para oficializar denominação da praça Nestor Nascimento

Por meio de Nota Pública, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), anunciou nesta quarta-feira (28/7), que vai apresentar projeto de lei oficializando no nome do advogado e fundador do Movimento Alma Negra (MOAM), Nestor Nascimento, para denominar o espaço público localizado na esquina entre a avenida Japurá e a rua Afonso Pena, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul da capital amazonense.

Segundo ele, a iniciativa consolida o desejo manifestado pela população do bairro, em manter preservada a memória de Nestor Nascimento, ativista do movimento negro no Estado e, que, desde os primórdios, este à frente da luta em defesa do reconhecimento oficial do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, segundo quilombo urbano certificado do país, no ano de 2014.

“Essa é a vontade popular e nós vamos cumpri-la! Nestor Nascimento é, reconhecidamente, o maior líder negro da história do Amazonas e, seu legado, não deixa dúvida de seus méritos”, afirma David Reis.

Na Nota Pública, o presidente David Reis explica, ainda, que antes da apresentação do PL oficializando o nome de Nestor Nascimento no espaço público, ele fará a revogação da Lei 2.767/2021, sancionada, pelo prefeito de Manaus David Almeida, fruto do Projeto de Lei 354/2021, de autoria do presidente David Reis, denominando “Praça Oscarino Peteleco”.

Ao tempo em que abre caminho para atender à vontade popular, o presidente David Reis, esclarece que não houve, da parte dele, a intenção de apagar ou macular a memória e a honra de Nestor Nascimento. Segundo afirma na Nota Pública divulgada, o parlamentar esclarece que a situação de conflito na duplicidade de nome, se deu, unicamente, em razão da inexistência de registros oficiais sobre a denominação do local.

Texto: Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM