Em Tribuna Popular, Dr. Daniel Vasconcelos cobra ações efetivas do Executivo Municipal para população de rua

Participaram da Tribuna representantes de organizações da Igreja Católica que trabalham com esse público

Durante uma Tribuna Popular sobre a população em situação de rua de Manaus, realizada nesta quarta-feira (11/09), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o autor da propositura, vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos), criticou a ausência de políticas públicas por parte da Prefeitura de Manaus para essa população, que, segundo ele, a cada dia vem crescendo. Participaram da Tribuna representantes de organizações da Igreja Católica que trabalham com esse público.

Abordando a temática: “Políticas Públicas Efetivas para os invisíveis da cidade de Manaus e o Direito a ter Direitos para Pop Rua”, membros da Pastoral do Povo de Rua, Comunidade Nova e Eterna Aliança, Fraternidade o Caminho e Aliança de Misericórdia contribuíram com suas experiências de atuação.

“Foi um momento importante de diálogo, onde foi apresentado aos parlamentares e a população o valoroso serviço de amor e compaixão que a Igreja Católica, por meio de organizações, oferta a essas pessoas. Ainda assim, a demanda é alta e a Prefeitura precisa agir de maneira concreta e efetiva para dar dignidade a tanta gente espalhada em várias áreas de Manaus sem qualquer tipo de amparo”, pontuou o vereador Dr. Daniel Vasconcelos, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da CMM.

Para o padre Orlando Barbosa, assessor eclesiástico da Arquidiocese de Manaus, a Tribuna foi uma oportunidade valiosa de construção de ações.

“Agradeço ao vereador por essa oportunidade, para que o serviço da nossa Arquidiocese feito pelas comunidades e organizações, que atuam há anos, possam se apresentar, além de falarmos das políticas públicas do município que pode ser construída com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (Ciamp-Rua), para que haja adesão de um plano e sejam ampliados os serviços aos nossos irmãos em situação de rua”, disse.

O fundador da Comunidade Nova e Eterna Aliança, Adeval Menezes, que possui 30 anos de fundação, atendendo mais de 25 mil pessoas em vulnerabilidade social na capital, destacou: “Durante muitos anos a gente vem tentando para dar visibilidade a esse público que é invisível à sociedade e quando se abre as portas para nós, também é aberto para todos eles. Dessa maneira, podemos pleitear seus direitos, que são violados diariamente”.

O evento ainda contou com a participação da senhora Mariana da Cruz, coordenadora da missão da Comunidade Aliança de Misericórdia, uma organização que atua há 15 anos na cidade, e que há 10 anos possui a “Casa Restaura-me”. Frei Augusto, da Fraternidade O Caminho, comunidade, que há 17 anos faz serviço de acolhimento a dependentes químicos e outros, também esteve presente, além de Higson Reis, pessoa em situação de rua, que é amparado pela Igreja Católica, e que hoje faz diversas reivindicações por essa população.

Dados – Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a população de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas.  De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência e Cidadania (Semasc), em Manaus, o grupo saltou de 354 pessoas em 2018, para 1.672 em fevereiro de 2024, um aumento de 372%, desde a pandemia da Covid-19, em 2020.

Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Fotos: Mauro Pereira – Dicom/CMM 

 

Skip to content