Início / Notícias / Proposta de mês dedicado a ações de conscientização sobre o autismo é deliberado na Câmara

Proposta de mês dedicado a ações de conscientização sobre o autismo é deliberado na Câmara

De autoria de Peixoto, o PL segue para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação

O mês de abril já é tradicionalmente conhecido como o período destinado a conscientizar a população sobre o autismo e a cor Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um símbolo de luta para dar visibilidade à causa. No âmbito municipal, o vereador Peixoto (Agir36) propõe a criação do “Mês Abril Azulado”, dedicado à promoção de ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta foi deliberada nesta segunda-feira (26/06), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A ideia do parlamentar é ter um mês repleto de ações visando cada vez mais colocar o assunto em debate entre a população, em busca de uma sociedade mais consciente e menos preconceituosa e com atividades de valorização de crianças autistas e seus pais.

“No último mês de abril recebi um áudio, de um ex-aluno meu e que tem um filhinho autista, que no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ele foi até Ponta Negra, para saber se tinha alguma atividade para os autistas e ele ficou perplexo porque ele deu uma volta na cidade e ele não viu nenhum espaço público, nenhum local e nada sobre o autismo. A partir desse relato, surgiu a ideia de propor um projeto que faça que a nossa cidade reconheça e valorize todos com o espectro”, explicou.

De acordo com a proposta, o Poder Executivo Municipal deve determinar quais secretarias deverão realizar as ações para ampliar os conhecimentos acerca do autismo, além de promover a inclusão social e combater o preconceito. Também deverá promover a iluminação ou a decoração de espaços com a cor azul, como forma de chamar atenção e proporcionar a reflexão da sociedade sobre o tema, podendo contar com a cooperação da iniciativa privada ou de entidades civis.

“O mês de abril deveria ser aqui na nossa cidade, no nosso estado, ser um mês inteiro com variados movimentos para que a gente possa ter um mês de conscientização, de políticas públicas, para cada vez mais debater e ter ações pragmáticas do autismo em nossa cidade. É dando destaque que vamos entender o transtorno e as necessidades que essas pessoas precisam para se desenvolver e ter uma vida melhor”, afirmou o vereador.

“O Abril Azulado não é simplesmente colocar um broche em nossa lapela ou iluminar um prédio de azul. A nossa sociedade está cada vez mais com pessoas com autismo, pais e mães com crianças autistas e como representante do povo não posso deixar de buscar meios de melhorar a vida de todos, independente de qualquer situação”, destacou Peixoto.

Com a deliberação de hoje, a proposta sob o n.º 255/2023, segue para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do Vereador
Foto: Emerson Olliver

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram