skip to Main Content
William Alemão Pede Esclarecimentos Nas Mudanças Da Cosip Em Nova Reunião Do Fórum Da ZFM

William Alemão pede esclarecimentos nas mudanças da Cosip em nova reunião do fórum da ZFM

A quarta reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM) foi realizada nesta quinta-feira (14/10) à tarde, no auditório Joaquim Igrejas Lopes, da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea). O presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Alemão (Cidadania), participou das discussões e pediu maiores explicações sobre o Projeto de Lei do executivo, que dispõe sobre a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

A matéria foi discutida na sessão plenária da CMM de quarta-feira (13/10), recebeu emendas e foi aprovada nas comissões temáticas ao projeto, com voto contrário de William Alemão, e volta ao plenário em segunda discussão, no início da próxima semana.

Caso seja aprovada, a lei irá desvincular a cobrança da Cosip da Unidade Fiscal do Município (UFM), que hoje está em R$ 114,61, passando a ser cobrada em reais.

William Alemão utilizou a palavra no fórum, em meio à fala do titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, que estará na CMM na próxima semana, para falar sobre o assunto.

“A priori, quando chegou na casa, a matéria não teve, ainda, a tratativa correta. Estamos esperando ansiosos para segunda-feira, com a presença do secretário (Clécio Freire) na casa, para entender melhor o que está sendo tratado aqui, em relação à Cosip”, disse Alemão.

O vereador tentou materializar o que ele chama de disparate, em relação ao pagamento da Cosip e os efeitos negativos que a mesma deverá trazer à própria população.

“Nós temos hoje em Manaus algo em torno de 418 mil usuários que não pagam Cosip, com a tarifa social seriam cerca de 80 mil, somente porque todas as pessoas que não consomem 100 kilowatts/mês, estão isentos. Só que tem um detalhe: no meio dessa história, boa parte dessas 418 mil pessoas não consome os 100 mil na conta, porque tem o famoso desvio, chamado de gato. E aí, com isso, o restante acaba pagando a conta e a prefeitura não consegue fechar essa tarifa, que antes era superavitária e hoje é quase zero”, explicou.

O 4º FOPAZFM, evento que é organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), deu continuidade e encaminhamento às demandas e ações já trabalhadas desde a primeira reunião, além de abordar novas propostas para ampliação e fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

A finalidade principal do fórum é promover e estimular a integração entre os segmentos econômicos da indústria, comércio e agropecuária (pilares da ZFM), com o objetivo de abrir janelas de oportunidades para os principais anseios dos segmentos que compõem a mesma, especialmente no que se refere a políticas públicas.

Nesta quinta-feira foram abordados novamente os seguintes assuntos:

1) Regularização fundiária e georreferenciamento da gleba completa do Distrito Agropecuário (DAS) e Área de Expansão do Distrito Industrial (AEDI), capitaneada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (Fetagri-AM) e pela Faea;

2) Recuperação das vicinais ZF4 e ZF5 e asfaltamento das vias da Área de Expansão do Distrito Industrial, encabeçados também pela Fetagri-AM;

3) Revisão de valores para taxa de iluminação pública, apresentada pela Fecomércio;

4) Promoção do Refis municipal, também de responsabilidade da Fecomércio;

5) Otimização do processo de licenciamento ambiental para área rural, que tem à frente a Faea;

6) Recuperação das vias do Distrito Industrial 2 (tapa-buraco), apresentada pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam);

7) Criação e implantação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Manaus, que tem como responsável a Fetagri-AM;

8) Implementação de sistemas de inspeção e fiscalização sanitária para agricultura familiar, também da Fetagri-AM;

9) Integração entre agroindústria e comércio, do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas (Cadaam)/Faea.

A mesa da reunião foi composta pelo próprio William Alemão, que representou a Câmara de Manaus; o presidente da Faea, Muni Lourenço; o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; além dos secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Ademir Stroski, de Finanças e Tecnologia da Informação, Clécio Freire, e da Semtepi, Radyr Júnior.

Participaram ainda do evento, o prefeito de Manaquiri (a 165 quilômetros de Manaus), Jair Souto (MDB), e o vereador de Manaus Eduardo Alfaia (PMN), que também integra a comissão presidida por William Alemão na CMM.

Criação’

O FOPAZFM foi criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, em virtude da necessidade de integração entre os setores da indústria, comércio e agropecuária, que compõem a Zona Franca de Manaus. O fórum é permanente e tem a Semtepi como secretaria executiva.

Objetivo

O objetivo do fórum é romper um distanciamento histórico e ser uma porta de entrada do tripé da Zona Franca de Manaus, que são a indústria, o comércio e o setor agropecuário, atendendo aos anseios das federações patronais com o Executivo municipal.

Atribuições

Dentre as atribuições do FOPAZFM estão estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da ZFM; promover negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade; a integração do comércio varejista, de pequenos supermercados e estabelecimentos com os agricultores e as agroindústrias locais, buscando assim, aumentar as compras regionais; incentivar a agroindustrialização dos produtos locais; articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação; além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Fotos: Assessoria do vereador


Back To Top
Skip to content