Logomarca Câmara Municipal de Manaus

Nossa História

A Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony foi instituída no âmbito da Câmara Municipal de Manaus (CMM)  no dia 12 de setembro de 2007 pelo então Presidente da Casa, vereador Leonel Feitoza, por meio da Resolução 049/2007. A Escola do Legislativo foi denominada Vereadora Léa Alencar Antony  em homenagem à primeira vereadora deste Parlamento, e surgiu com o objetivo de oferecer conhecimento e suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da Câmara Municipal de Manaus.

São objetivos específicos da Escola do Legislativo: oferecer ao Parlamentar e ao servidor subsídios a fim de que eles possam identificar a missão do Poder Legislativo e exercer de forma mais eficaz suas atividades; propiciar aos Parlamentares e servidores de todos os níveis de escolaridade, a possibilidade de complementarem seus conhecimentos para que possam desempenhar melhor suas atividades no âmbito  da Câmara Municipal de Manaus; qualificar o servidor nas atividades de suporte técnico-científico, ampliando a sua formação em assuntos legislativos; desenvolver programas de ensino objetivando a qualificação de lideranças comunitárias e políticas; estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada à Câmara Municipal de Manaus, em cooperação com outras instituições de ensino;  integrar o Programa Interlegis do Senado, propiciando a participação de Parlamentares e servidores em videoconferências e treinamentos à distância; contribuir para a construção da compreensão do Poder Legislativo, seu funcionamento e relações com os outros Poderes e com a sociedade.

 A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manaus fica diretamente subordinada à Presidência da Câmara, trazendo em sua estrutura um Laboratório de Informática, uma Biblioteca e uma Sala de Aula com capacidade para 30 alunos, estruturada para capacitar os servidores do Poder Legislativo e oferecer cursos profissionalizantes à comunidade em geral.

A Escola nasceu com a vocação de operar para transformar, prestando serviços visando transformações não só na formação  técnica de nossos alunos, mas também levar cidadania e ética ao público atendido. A Biblioteca Ivaneide Chaves dos Anjos possibilita o compartilhamento do saber através de seu acervo aberto ao público em geral, dividindo seus livros, rede digital e espaço adequado à leitura com quem tem sede de saber.

No dia  13 de setembro de 2007, a Escola do Legislativo participou do Seminário Interlegis Região Norte, contribuindo com exposições, debates e palestras. O senador e primeiro secretário do Senado, Efraim Morais, diretor regional do Programa Interlegis à época,  assinou Protocolo de Intenções entre o Senado Federal e a Câmara Municipal de Manaus, assegurando parceria entre os dois Parlamentos. Parceria essa que se mantém até hoje, com a EAD cada vez mais fortalecida.

Além da Parceria com a Interlegis, necessário destacar a parceria com o CETAM, SEBRAE E ESPI, parcerias essas indispensáveis para a excelência da qualificação dos nossos servidores, e na oferta de cursos da comunidade em geral.

A premiação nacional do Projeto #UmaNovaEscolha, da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony (ELVLAA) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), vencedor do prêmio ‘Educação Presencial’ no concurso cultural da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas  (Abel) de Melhores Projetos na Educação Legislativa”, edição 2016.

A premiação ocorreu durante o 28º Encontro da Abel, realizado em parceria com a Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (Natal), com o objetivo de debater assuntos de interesses das Escolas Legislativas e de Contas.

Desde dezembro de 2021, a Escola do Legislativo desenvolve o Programa de qualificação profissional à distância EscolegisCMM, idealizado pelo então presidente da Câmara de Manaus, biênio 2021-2022, vereador David Reis. Essa ação foi aprovada e está prevista na Resolução nº 147 da Câmara de Manaus, de 23 de novembro de 2022 , que tem como desafio alcançar 300 mil estudantes em seu primeiro ano de atuação. Melhor qualificado, o aluno amplia as chances de se colocar ou recolocar no mercado de trabalho.

Escola do Legislativo Vera. Léa Alencar Antony
Rua Padre Agostinho Martin, 850 – São Raimundo, Manaus – AM, 69027-020

Fone: +55 (92) 3303-2890

Atendimento presencial: de Segunda à Sexta: das 08h às 14h

© Copyright 2024 - Câmara Municipal de Manaus