Início / Notícias / “Doenças psíquicas não são brincadeira!”, diz Peixoto ao alertar sobre o ‘Janeiro Branco’

“Doenças psíquicas não são brincadeira!”, diz Peixoto ao alertar sobre o ‘Janeiro Branco’

Nos primeiros dias do mês de janeiro, o vereador Peixoto traz a reflexão sobre o cuidado para com a saúde mental ao evidenciar a campanha “Janeiro Branco”. Para ele, cuidar da mente deve ter a mesma importância quanto aos cuidados com a saúde do corpo, em geral, e por isso alerta para que a população encare este momento com seriedade.

“Todo início de ano, muitas pessoas focam em entrar na academia ou procurar ajuda médica para os cuidados com o corpo e isso é ótimo, pois realmente devemos estar atentos à saúde. Porém, com o aumento de casos entre as doenças mentais, em especial com casos de ansiedade e depressão, é importante cuidar também da saúde mental. Vivenciamos um período muito difícil com a pandemia, o isolamento social, as perdas de familiares e amigos fez com muitos desenvolvessem danos mentais e procurar ajuda profissional é fundamental”, alerta o político.

Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental, da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2022, um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental em 2019 e 15% dos adultos em idade ativa sofreram algum transtorno mental e esses números apresentam crescimento a cada ano.

Pensando nisso, desde 2014, psicólogos criaram e promovem a campanha “Janeiro Branco”. A ideia é convidar a população a refletir sobre a importância dos cuidados com a saúde da mente. O primeiro mês do ano foi escolhido estrategicamente, por ser lembrado como o recomeço e renovação.

Para o parlamentar é necessário cada vez mais se falar sobre o assunto e, por considerar de extrema importância, desde 2021 oferece em seu gabinete o serviço de acompanhamento psicológico de forma gratuita.

“Precisamos fomentar o diálogo e, cada vez mais, incentivar a procura por apoio e desmistificar o assunto. Doenças psíquicas não são brincadeira, não devem ser vistas como fraquezas ou como algo simples. É uma doença séria, mas com o acompanhamento correto tem como melhorar a qualidade de vida do paciente e de todos ao seu redor”, frisou.

Rede municipal de assistência

Manaus possui uma rede gratuita de apoio a pessoas em sofrimento psíquico, com atendimento em unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Mais informações podem ser obtidas no site da secretaria, no https://semsa.manaus.am.gov.br/.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Emerson Olliver

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram