Início / Notícias / Para conter avanço do lixo para Rio Negro, vereador Sassá quer instalação de ‘ecobarreiras’ nos igarapés

Para conter avanço do lixo para Rio Negro, vereador Sassá quer instalação de ‘ecobarreiras’ nos igarapés

O parlamentar ressalta que a proposta é apenas paliativa e que a população precisa ter consciência

O gabinete do vereador Sassá da Construção Civil (PT), sugeriu, esta semana, através de uma Indicação, que a Prefeitura de Manaus, instale um sistema conhecido como “Ecobarreiras” nos igarapés e cursos d’água da cidade. O objetivo da indicação 023/23, segundo o parlamentar, é conter o lixo antes que ele desague no Rio Negro, sem precisar gastar muito com isso.

“As ecobarreiras são estruturas de baixo custo, utilizadas para conter resíduos sólidos nos fluxos d’água, aproveitando a correnteza natural para acumular os efluentes e facilitar sua coleta”, explicou Sassá.

Algumas cidades brasileiras como: Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro já utilizam sistemas parecidos, como ferramenta de despoluição e proteção de seus rios, lagos e mares.

Mas de acordo com o parlamentar, medidas como esta são paliativas. “Todos os anos as equipes da Secretaria Municipal de Limpeza (Semulsp) retiram toneladas de lixo dos rios e igarapés de Manaus. É um problema recorrente de todas as grandes cidades e a solução não vai acontecer enquanto a população não tomar consciência que aquele lixo, que é descartado de forma irresponsável, retorna para gente como um grande problema” finalizou o vereador.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram