Início / Notícias / PL de Marcio Tavares visa divulgação do horário de funcionamento ampliado das farmácias da rede pública

PL de Marcio Tavares visa divulgação do horário de funcionamento ampliado das farmácias da rede pública

Em trâmite na Câmara Municipal, o projeto visa agilizar o atendimento aos usuários da rede municipal de saúde

Foi deliberado na manhã desta segunda-feira (3/7) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (PL) do vereador Marcio Tavares (Republicanos) que tem por objetivo garantir a divulgação do horário de funcionamento ampliado das farmácias da rede pública de saúde após as 17 horas.

Em sua justificativa, o PL ressalta que os dispensários de medicamentos nas unidades de saúde, no entanto, após o fechamento destas unidades, os pacientes atendidos nas unidades de saúde são obrigados a esperar até o dia seguinte ou após o término do final de semana para obterem integralmente os medicamentos a estes prescritos, já que muitas vezes a população não reúne condições financeiras para comprar remédios em farmácias.

O parlamentar explicou ainda que a Lei Federal nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, determina em seu art. 56 a obrigatoriedade de realização do sistema de rodízio pelas farmácias e drogarias, para atendimento ininterrupto à comunidade. A lei prevê ainda que tal obrigatoriedade deve ser regulamentada consoante normas a serem baixadas pelos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios.

“Estou comprometido em apoiar buscar a aprovação deste projeto e peço aos pares que sigam o parecer para que os pacientes atendidos nas unidades municipais de saúde possam retirar os medicamentos nas farmácias, nos horários estabelecidos, desde que possuam o receituário devidamente carimbado e assinado pelo médico da rede municipal de saúde”, finalizou o vereador Marcio Tavares.

O PL tomou o n.º nº170/2023, e vai à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Texto: Rick Olliver / Assessoria de Comunicação
Foto: Valter Leandro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram