Início / Notícias / PL de Glória Carratte pede obrigatoriedade de QR Code em diplomas para evitar falsificação

PL de Glória Carratte pede obrigatoriedade de QR Code em diplomas para evitar falsificação

Parlamentar destaca importância da matéria para dar segurança e credibilidade aos documentos

Um Projeto de Lei nº 060/2024, de autoria da vereadora Glória Carratte (PL), que institui a obrigatoriedade de inclusão de QR Code nos diplomas de ensino superior, médio e fundamental para comprovação de graduação foi deliberado nesta segunda-feira (04/03), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A proposta é que o código remeta ao sítio oficial para atestar a graduação descrita no documento de conclusão de curso. De acordo com o PL, as instituições de ensino deverão manter os dados de graduação em sítio oficial da instituição com aba para consulta também pelo CPF do aluno, considerando os diplomas já emitidos sem a tecnologia QR Code.

“Nosso objetivo é dar segurança e credibilidade aos documentos, que por muitas vezes são falsificados, causando insegurança jurídica em nossa sociedade. E, como já temos a tecnologia a nosso favor, podemos estabelecer mais esse critério de verificação da validade do diploma”, destacou a vereadora autora do projeto.

O PL foi encaminhado à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e foi subscrito pelos vereadores Joelson Silva (sem partido), Professora Jacqueline (União Brasil), Peixoto (Agir36) e Everton Assis (União Brasil).

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram