O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) apresentou, na última segunda-feira (08/04), uma emenda ao Projeto de Lei 201/2024, a qual buscava aumentar de 1,79 para 2,47% o percentual do reajuste proposto pela Prefeitura de Manaus aos profissionais da saúde.
O vereador considerou o reajuste um “desrespeito” com os profissionais da linha de frente da saúde.
“O reajuste concedido pela Prefeitura de Manaus é um desrespeito com os profissionais da saúde. Infelizmente a nossa emenda recebeu decisão contrária na CCJ, mas continuarei lutando para que a Prefeitura de Manaus respeite os profissionais da Semsa e conceda a valorização que a categoria merece”, declarou Rodrigo Guedes.
Reajuste – Guedes apresentou a emenda 019/2024 a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para aumentar o reajuste de 1,79% para 2,47%. No entanto, a CCJ emitiu parecer contrário a emenda de Guedes, defendendo que o percentual proposto pela Prefeitura segue o cálculo correto e não pode haver despesa ao município.
No início do mês de abril, o Executivo Municipal encaminhou à CMM o PL que previa o percentual de 1,79% da recomposição das remunerações dos profissionais da saúde. Na prática, pontua Guedes, os profissionais receberiam apenas R$ 36,00 de aumento nas remunerações mensais. A base de cálculo da proposta utiliza o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), maior que Índice de Preços ao Consumidor (INPC).
Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de Comunicação do vereador Foto: Kelvin Dinelli
Acessibilidade