Início / Notícias / PL de Dr. Daniel que beneficia pessoas em vulnerabilidade social com doação de roupas, avança na CMM

PL de Dr. Daniel que beneficia pessoas em vulnerabilidade social com doação de roupas, avança na CMM

Para o parlamentar, além de beneficiar pessoas em risco social, o Projeto de Lei contribui para a preservação do meio ambiente

De autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos), o Projeto de Lei (PL) 371/2022, que propõe a criação de pontos fixos estratégicos para o recebimento de roupas doadas por indivíduos ou empresas para serem destinadas a pessoas em vulnerabilidade social, teve o parecer favorável da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Após aprovação, o PL vai à 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

 “Como representante do povo de Manaus, temos o compromisso de cuidar bem das pessoas, principalmente das pessoas que mais necessitam, e esse projeto em questão, tem exatamente esse propósito. Outro fator positivo, é o cuidado com o meio ambiente. Precisamos frear a degradação da natureza, ainda mais por estarmos na maior floresta tropical do planeta”, pontuou Dr. Daniel.

Projeto – O PL estabelece que, após passarem por uma triagem e higienização, as roupas doadas devem ser destinadas às associações que cuidam desse público, na capital.

O projeto sugere que, para facilitar as doações, convênios e parcerias entre órgãos e entidades públicas e privadas podem ser firmados para a implantação de pontos de coleta. Além de serem realizadas campanhas educativas para a promoção e incentivo da doação de roupas, evitando o descarte em lugares inapropriados.

Dados – No Brasil, segundo um levantamento recente realizado pelo SEBRAE, estima-se que são descartadas 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano (isso inclui não só roupas prontas, mas também, resíduos das confecções). Do total desse volume, 80% chegam aos aterros sanitários. A decomposição de tecidos pode levar centenas de anos e o material prejudica o solo e os lençóis freáticos, liberando gases de efeito estufa, um dos maiores causadores do aquecimento global.

Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram