O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) foi escolhido para presidir a Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Como presidente, o parlamentar assume o compromisso de acompanhar e propor melhorias na infraestrutura das unidades de saúde, além de fortalecer as ações voltadas à prevenção de doenças e às campanhas educativas.
Entre as prioridades da gestão, está a fiscalização rigorosa no combate a surtos e epidemias, garantindo que o atendimento nas unidades de saúde à população seja mais eficiente e de qualidade.
“Temos muito trabalho pela frente e a Comissão de Saúde será um instrumento essencial para garantir que os manauaras tenham acesso a um serviço de saúde pública de qualidade. Nosso papel é fiscalizar, cobrar e propor melhorias que impactem diretamente a vida das pessoas”, destacou Cordovil.
O vereador ressaltou que a fiscalização será intensificada nos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), garantindo que os horários de atendimento sejam respeitados, a distribuição de fichas ocorra de maneira justa e as vagas prioritárias sejam devidamente asseguradas.
Além disso, há um compromisso em verificar a disponibilidade de medicamentos e insumos essenciais nas unidades de saúde do município. Cordovil também afirmou que trabalhará para ampliar e intensificar campanhas de saúde, alcançando um maior número de pessoas em Manaus.
“A Câmara Municipal pode e deve participar das campanhas promovidas pela Prefeitura, ajudando a expandir o alcance e a eficiência dessas ações preventivas”, afirmou.
Rosivaldo foi procurado por um grupo de aprovados no cadastro reserva do concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que reivindicam convocação. Ele se comprometeu a intermediar a situação por meio da Comissão de Saúde, destacando a carência de profissionais na rede básica de Manaus e a necessidade de novas contratações para a área que, segundo ele, pode ter uma situação agravada com a entrega de novas unidades.
“Precisamos agir para garantir um atendimento adequado à população”, afirmou.
Além da presidência da Comissão de Saúde, Rosivaldo Cordovil também atuará como vice-presidente da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (Comtua) e da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (Comdcai); suplente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) e membro da Comissão Especial de Comendas.
As comissões parlamentares são formadas conforme o Regimento Interno da CMM, garantindo representação proporcional às bancadas partidárias. Isso levou à formação do bloco “Centrão”, que reúne parlamentares do PSDB, Podemos, PT, PMB e PSB, além dos tradicionais grupos de situação e oposição.
Acessibilidade