Início / Notícias / Jaildo Oliveira propõe mudança em lei para penalizar empresas que retirarem cobradores de ônibus

Jaildo Oliveira propõe mudança em lei para penalizar empresas que retirarem cobradores de ônibus

Parlamentar denuncia descumprimento da legislação vigente e propõe multa para empresas que não mantiverem cobradores no transporte público de Manaus

Jaildo reforçou a necessidade de punição para quem desrespeitar a regra - Foto: Divulgação/Assessoria

O vereador Jaildo Oliveira (PV) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus, na manhã desta segunda-feira (31 de março), para denunciar o descumprimento da Lei nº 2.923, de 28 de junho de 2022, que garante a permanência dos cobradores nos ônibus da capital. Diante das irregularidades constatadas, o parlamentar anunciou que irá propor uma alteração na legislação para penalizar as empresas que não cumprirem a norma.

Jaildo relatou que, durante uma fiscalização conjunta com o vereador Rodinei Ramos (Avante) na semana passada, foi identificado que a empresa Via Verde Transporte estaria operando veículos sem assentos para cobradores, dificultando a atuação dos profissionais.

“Recebemos várias denúncias e fomos fiscalizar. Chegamos à empresa Via Verde às 3h da madrugada e verificamos que os ônibus da série 2025 não possuem a cadeira do cobrador. Isso é um desrespeito com os trabalhadores e com a população”, afirmou Jaildo.

O vereador destacou que a legislação municipal estabelece a presença dos cobradores no serviço convencional de transporte público e reforçou a necessidade de punição para quem desrespeitar a regra.

“A lei foi aprovada e deve ser cumprida. As empresas insistem em ignorá-la porque não há penalidade prevista. Por isso, estou propondo uma alteração para punir quem desobedecer”, explicou.

A proposta de Jaildo prevê multas progressivas, começando com 850 UFMs [Unidades Fiscais do Município] na primeira infração. Caso a empresa continue descumprindo a norma, a penalidade poderá chegar à revogação da concessão.

“Queremos empresas que respeitem as leis e garantam um transporte público digno. O passageiro tem direito a um serviço eficiente, e isso passa pela manutenção dos cobradores, conforme determina o artigo 8º da legislação vigente. Não vamos aceitar retrocessos”, concluiu o vereador.

Texto: Indira Queiroz (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram