Início / Notícias / CMM delibera PL de Roberto Sabino que prevê distribuição do medicamento Utrogestan para grávidas em risco

CMM delibera PL de Roberto Sabino que prevê distribuição do medicamento Utrogestan para grávidas em risco

Projeto de Lei reitera que a execução será feita pelo órgão responsável, que poderá realizar parceria com o SUS

Vereador Roberto Sabino (Republicanos) - Foto: Jimmy Geber/Assessoria parlamentar
Vereador Roberto Sabino (Republicanos) - Foto: Jimmy Geber/Assessoria parlamentar

Foi deliberado na manhã desta segunda-feira (24 de junho) o Projeto de Lei de autoria do vereador Roberto Sabino (Republicanos),  que dispõe sobre a inserção e distribuição do medicamento “Utrogestan” para mulheres gestantes com risco de parto prematuro.

A execução será feita pelo órgão responsável, que poderá realizar parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“No Brasil, aproximadamente 340 mil bebês nascem prematuros por ano, sendo um a cada dez nascimentos ocorridos antes das 37 semanas de gestação, segundo o Ministério da Saúde. O País está entre os dez com maior número de partos prematuros no mundo, e o Utrogestan é um medicamento que contém o hormônio progesterona, responsável pela manutenção e sustentação do feto no interior do útero, pois este hormônio estimula as glândulas do endométrio, liberando nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê, inibindo abortos espontâneos. Acredito que, por ser um remédio de baixo custo e de grande serventia para mulheres com gravidez de risco, este Projeto de Lei será de grande relevância para a saúde pública feminina”, alegou Roberto Sabino em seu discurso.

Texto: Maryna Ambrósio (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram