Início / Notícias / Servidores da CMM visitam antiga sede da Casa Legislativa em momento de resgate histórico

Servidores da CMM visitam antiga sede da Casa Legislativa em momento de resgate histórico

Visita partiu da iniciativa dos próprios servidores e contou com o apoio do vereador Mitoso (MDB)

Visita valorizou a memória institucional e reforçou a importância da preservação histórica do espaço - Foto: Cleuton Silva/Dicom

Um grupo de servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quinta-feira (10 de julho) uma visita à antiga sede da Casa Legislativa, um prédio histórico localizado na Avenida 7 de Setembro, no Centro da capital amazonense. O encontro foi marcado por emoção, histórias e uma profunda conexão com o passado da instituição.

A visita partiu da iniciativa dos próprios servidores e contou com o apoio do vereador Mitoso (MDB). O objetivo foi, mais do que revisitar um local emblemático, tratou-se de um momento para valorizar a memória institucional e reforçar a importância da preservação histórica do espaço.

“Essa visita partiu da ideia de que somos servidores antigos e passamos muito tempo nesse prédio, queríamos ver como estava. É a nossa história, não pode se acabar, não pode morrer. A primeira vez [no local] foi muito emocionante, quando subi as escadas vieram muitas lembranças, porque esse local foi palco de muitas lutas, de crescimento profissional. A Câmara deixa marcas na gente, não tem como, mesmo indo para o novo prédio, esse aqui ainda traz muitas lembranças, e isso emociona”, comentou a técnica legislativa Ana Cláudia.

Para o analista legislativo Vicente Jimenez, a experiência foi uma oportunidade singular de reviver momentos importantes da história da CMM.

“Aqui, eu iniciei a minha trajetória como servidor da Câmara em 1977, e hoje é uma grata satisfação estar aqui vivenciando esse momento depois de tanto tempo que passamos nesse prédio. Foi uma época muito boa. Essa pracinha era muito pequena, então todos – servidores e vereadores – se reuniram aqui. Era uma integração”, relembrou.

Originalmente construído para a Companhia de Navegação da Amazônia, em 1877, o edifício foi adaptado para abrigar a CMM e outras instituições, como o Grupo Marechal Hermes e o Colégio Sólon de Lucena. O local funcionou como sede do Legislativo até 2007 após um período de abandono e restauração, foi transformado no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), um espaço dedicado à pesquisa e exposição da arqueologia de Manaus.

“Depois da utilização da Câmara e da Manauscult, o prédio ficou um tempo fechado até ser escolhido para participar do projeto cidades históricas, do Governo Federal. A partir disso, o prédio teve como ideia final ser tornar sede do CAM, um espaço que proporcione o endosso institucional para as obras que são necessárias no âmbito do licenciamento ambiental. O CAM é um suporte para as obras da prefeitura”, informa a arqueóloga Vanessa Benedito.

Texto: Michael Douglas/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram