Início / Notícias / Manaus celebra os 90 anos da ‘Voz do Brasil’ com participação inédita da CMM

Manaus celebra os 90 anos da ‘Voz do Brasil’ com participação inédita da CMM

Programação marca as nove décadas da mais antiga atração radiofônica do Brasil

A jornalista Priscila Gama, com mais de dez anos de experiência na comunicação amazonense, será a responsável por apresentar a edição histórica - Foto: Cleuton Silva/Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) faz história ao integrar a programação comemorativa dos 90 anos da “A Voz do Brasil”, o programa de rádio mais antigo do país. Pela primeira vez, a equipe da Rádio Câmara de Brasília vai desembarcar na capital amazonense, em outubro, para uma transmissão especial, diretamente do estúdio da Rádio Câmara Manaus (105,5 FM).

A iniciativa marca um momento histórico para a comunicação legislativa local, que ocorre sob a gestão do presidente da Casa, vereador David Reis (Avante).

O programa “A Voz do Brasil” é referência na radiodifusão nacional e atinge cerca de 70 milhões de ouvintes diariamente. Como parte das homenagens pelos seus 90 anos, cinco rádios legislativas do país foram selecionadas para sediar edições especiais. A Rádio Câmara Manaus foi a escolhida para representar a Região Norte.

Durante a transmissão, jornalistas de Brasília dividirão a bancada com comunicadores locais, destacando o trabalho de Manaus no fortalecimento da comunicação pública.

A escolha foi feita durante o evento “Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2025: Expansão e Futuro”, ocorrido nos dias 3 e 4 de julho, em Brasília. A diretora de Comunicação da CMM, Roberta Bindá, representou a Casa na ocasião.

“Esse convite representa o reconhecimento do trabalho que a Câmara Municipal de Manaus vem desenvolvendo na área de comunicação institucional. É um marco histórico e um orgulho para todos nós”, afirmou Roberta.

Voz manauara na ‘Voz do Brasil’

A jornalista Priscila Gama, com mais de dez anos de experiência na comunicação amazonense, será a responsável por apresentar a edição histórica. Com passagens por diversas emissoras de rádio e TV da capital, ela atualmente integra a equipe da Diretoria de Comunicação da CMM.

“Participar dessa celebração nacional é uma grande honra. Poder representar Manaus em um programa com tanta história e relevância é um reconhecimento importante para a comunicação legislativa da nossa cidade”, destacou Priscila.

Uma história que atravessa gerações

Criado em julho de 1935, o programa surgiu como Programa Nacional, voltado à divulgação de ações do Estado Novo, no governo Getúlio Vargas. Em 1938, passou a se chamar A Hora do Brasil, com transmissão obrigatória em todas as emissoras de rádio entre 19h e 20h. O nome ‘A Voz do Brasil’ só foi adotado oficialmente em 1971.

Com linguagem acessível, o programa se consolidou como fonte confiável de informações oficiais, cobrindo momentos históricos como a Segunda Guerra Mundial, a promulgação da Constituição de 1988, os atentados de 11 de setembro e até o falecimento do ídolo Ayrton Senna, em 1994.

Texto: Eliana Nascimento/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram