Início / Notícias / Rodrigo Guedes denuncia que Reforma da Previdência pode elevar em sete anos idade mínima de aposentadoria das mulheres

Rodrigo Guedes denuncia que Reforma da Previdência pode elevar em sete anos idade mínima de aposentadoria das mulheres

Vereador diz que projeto deve atingir diretamente 35 mil servidores públicos

Durante Audiência Pública desta segunda-feira (1º de setembro), Guedes questionou a diretora-presidente da Manausprev sobre as mudanças - Foto: Kelvin Dinelli/Assessoria

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) denunciou o aumento na idade mínima dos servidores para aposentadoria, prevista na reforma da previdência municipal enviada à Câmara Municipal de Manaus (CMM) pelo prefeito David Almeida (Avante) na semana passada.

Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei de emenda à Loman 010/2025 atinge diretamente 35 mil servidores públicos e traz novas regras de aposentadoria. A principal mudança e a mais prejudicial é o aumento do tempo de contribuição e o aumento da idade mínima para aposentadoria.

Rodrigo Guedes afirma que a reforma da previdência deve aumentar a idade mínima dos servidores públicos, principalmente das mulheres. Segundo a proposta, a idade mínima para as servidoras, sairá de 55 anos para 62 anos, aumento de sete anos e para os homens saíra de 60 para 65, aumento de cinco anos.

Durante Audiência Pública desta segunda-feira (1º de setembro), Guedes questionou a diretora-presidente da Manausprev, Daniela Benayon, entre outras coisas, sobre o aumento na idade mínima para a aposentadoria e a titular afirmou que o aumento ocorreu devido à expectativa de vida das mulheres serem maiores que a dos homens.

“Meu voto é contra essa reforma. São vários pontos questionáveis nessa proposta. O principal objetivo é fazer com que a Prefeitura economize nos aportes. Precisamos continuar dialogando sobre esse assunto, mas a Reforma da Previdência não está pronta para ser votada na Câmara Municipal”, disse.

Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram