O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) denunciou o aumento na idade mínima dos servidores para aposentadoria, prevista na reforma da previdência municipal enviada à Câmara Municipal de Manaus (CMM) pelo prefeito David Almeida (Avante) na semana passada.
Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei de emenda à Loman 010/2025 atinge diretamente 35 mil servidores públicos e traz novas regras de aposentadoria. A principal mudança e a mais prejudicial é o aumento do tempo de contribuição e o aumento da idade mínima para aposentadoria.
Rodrigo Guedes afirma que a reforma da previdência deve aumentar a idade mínima dos servidores públicos, principalmente das mulheres. Segundo a proposta, a idade mínima para as servidoras, sairá de 55 anos para 62 anos, aumento de sete anos e para os homens saíra de 60 para 65, aumento de cinco anos.
Durante Audiência Pública desta segunda-feira (1º de setembro), Guedes questionou a diretora-presidente da Manausprev, Daniela Benayon, entre outras coisas, sobre o aumento na idade mínima para a aposentadoria e a titular afirmou que o aumento ocorreu devido à expectativa de vida das mulheres serem maiores que a dos homens.
“Meu voto é contra essa reforma. São vários pontos questionáveis nessa proposta. O principal objetivo é fazer com que a Prefeitura economize nos aportes. Precisamos continuar dialogando sobre esse assunto, mas a Reforma da Previdência não está pronta para ser votada na Câmara Municipal”, disse.
Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade