A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, na manhã desta quarta-feira (1º), o Projeto de Lei nº 366/2025, de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), que cria o Programa Municipal de Envelhecimento Ativo. A iniciativa tem como objetivo implementar políticas públicas permanentes voltadas para a população idosa, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.
O programa prevê medidas como a realização de atividades físicas, eventos comunitários, formação de cuidadores e acompanhantes comunitários, além de ações de conscientização sobre o processo de envelhecimento humano. Também estão contempladas iniciativas para combater o sedentarismo e o isolamento social, além da criação e reforma de espaços públicos como ciclovias, rotas de caminhada e áreas verdes.
Segundo Rosivaldo, a proposta é fundamental para atender a uma realidade que cresce em Manaus.
“Estamos vivendo um processo acelerado de envelhecimento populacional. Esse programa é uma forma de garantir dignidade, autonomia e melhores condições de vida para os nossos idosos. É investir em qualidade de vida hoje e no futuro”, destacou o vereador.
O projeto segue agora para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
Texto: Kamylla Falcão (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade