O vereador Sérgio Baré (PRD) destacou, nesta terça-feira (7 de outubro), as ações da Prefeitura de Manaus voltadas à campanha Outubro Rosa, que promove a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e acontecem ao longo de todo o mês nas unidades básicas de saúde da capital.
De acordo com o parlamentar, “o Outubro Rosa reforça a importância do cuidado com a saúde da mulher”.
“Mas esse compromisso deve ser permanente”, salientou. “A Prefeitura tem desenvolvido ações contínuas, não só durante a campanha, mas ao longo de todo o ano”, completou o vereador.
A programação do Outubro Rosa será aberta oficialmente na próxima quarta-feira (9 de outubro), na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, no bairro Compensa, zona Oeste. No evento, também será destacada a mobilização do Outubro Verde, voltada à prevenção e combate à sífilis.
Durante o mês, as unidades da Semsa vão intensificar a realização de exames clínicos das mamas e solicitações de mamografias, além de orientações sobre o exame preventivo do câncer do colo do útero. Haverá ainda rodas de conversa sobre o diagnóstico precoce, tratamento e a importância do autoexame.
O ponto alto da campanha será o “Dia D”, marcado para o sábado (18 de outubro), quando as unidades de saúde e as Unidades Móveis de Saúde da Mulher oferecerão serviços ampliados de rastreio e prevenção. A ação ocorrerá nas seguintes unidades: USF Alfredo Campos, USF Amazonas Palhano (Distrito de Saúde Leste), USF Major PM Sálvio Belota e USF Carmen Nicolau (Norte), USF José Rayol dos Santos (Sul), USF Leonor de Freitas e USF Deodato de Miranda Leão (Oeste) e USF Ada Viana (Rural).
Além das ações presenciais, o “Dia D” contará com atividades educativas extramuros e reforço na vacinação contra HPV em parceria com escolas da rede pública, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Baré ressaltou que o trabalho preventivo é também uma forma de fortalecer a rede pública de saúde.
“A detecção precoce salva vidas. Quanto mais informação e acesso à prevenção, mais chances temos de reduzir o impacto dessa doença entre as mulheres de Manaus”, destacou o vereador.
Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade