A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta terça-feira (7 de outubro), uma palestra com o objetivo de conscientizar as servidoras sobre o câncer de mama. A ação integra o calendário de atividades da Casa Legislativa em alusão ao ‘Outubro Rosa’.
A iniciativa foi realizada no auditório Zany dos Reis, por meio de uma parceria entre a Escola do Legislativo Léa Alencar Antony, e a Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo vereador Paulo Tyrone (PMB).
O vereador Paulo Tyrone (PMB) explicou a motivação por trás da proposição da ação, que visa oportunizar o diálogo e esclarecer dúvidas sobre como detectar a doença e buscar ajuda.
“Sou vereador pelo Partido da Mulher Brasileira, e a defesa da mulher é algo primordial para o meu mandato. Surgiu a oportunidade de trazermos informações para nossas servidoras, e percebemos que isso era de extrema importância”, disse.
Desde setembro de 2025, o Ministério da Saúde aprovou o direito de todas as mulheres realizarem o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a realização desses exames deve ser incentivada, pois, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), o câncer de mama pode ter até 95% de chance de cura se detectado precocemente.
O médico mastologista Agnaldo Barroso destacou que a intenção da ação vai além de conscientizar as servidoras; o objetivo é que elas também levem a informação para outras pessoas da comunidade.
“Quando fazemos isso, conseguimos divulgar para a sociedade a importância da prevenção contra o câncer de mama. Quero que essas pessoas também se tornem palestrantes para seus familiares e amigos, para que todos busquem realizar seus exames de rotina periodicamente”, explicou.
Além do Dr. Agnaldo, a médica mastologista Tatiana Valois também participou como palestrante na CMM. Segundo ela, o ‘Outubro Rosa’ é extremamente importante, mas o cuidado com a saúde da mulher não pode se restringir apenas ao mês de outubro.
“Nesse mês, que foi estabelecido para a conscientização sobre o câncer de mama, é fundamental que intensifiquemos essas palestras. No entanto, isso não significa que, durante o restante do ano, não devam ser realizadas campanhas para prevenir a doença. O câncer de mama ainda é o que mais mata mulheres no mundo, e é importante termos em mente que, quando descoberto precocemente, a chance de cura aumenta”, explicou Tatiana.
A servidora da CMM Danielle Pinheiro, chefe da Brigada de Incêndio, que recentemente foi diagnosticada com câncer de mama, fez questão de participar do evento. Ela relatou que a detecção precoce foi fundamental em seu caso e afirmou que o câncer não representa o fim.
“Através da prevenção, podemos descobrir a tempo se estamos ou não acometidas pela doença. Foi o que aconteceu comigo. Recebi um laudo que não apontou alterações, mas percebi características anormais na minha mama e fui atrás. E não é o fim do mundo: eu pude ser diagnosticada a tempo e digo a todas as mulheres que há esperança até o último minuto. Devemos fazer nosso tratamento”, afirmou.
Durante o mês de outubro, a CMM promoverá outras atividades voltadas ao incentivo ao cuidado com a saúde da mulher, que serão divulgadas posteriormente.
Texto: Letícia Victória/Dicom
Acessibilidade