Início / Notícias / Aldenor Lima participa da Cãominhada em alusão ao mês dedicado ao Não Abandono de Animais em Manaus

Aldenor Lima participa da Cãominhada em alusão ao mês dedicado ao Não Abandono de Animais em Manaus

O evento fez parte do Dezembro Verde e reuniu protetores e famílias na Ponta Negra

A campanha é dedicada à conscientização contra o abandono e incentivo à adoção responsável de animais. - Foto: Divulgação/Assessoria

O vereador Aldenor Lima (União Brasil) participou da Cãominhada em alusão ao Dezembro Verde, campanha nacional dedicada à conscientização contra o abandono e incentivo à adoção responsável de animais. O evento ocorreu na noite desta última quarta-feira (10 de dezembro), durante a Faixa Liberada da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

A Cãominhada foi organizada pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) e teve apoio da Comissão de Proteção e Bem-estar Animal (Compets) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que é presidida pelo vereador Aldenor Lima.

“Temos no calendário oficial do estado, o Dezembro Verde, que é um mês importante para os animais. Muitas pessoas usam o útero de animais para lucrar e vender os filhotes nesse período porque há quem os compra e dá como presente. Outras pessoas abandonam seus animais. Então esse mês é o início de um ciclo ruim para os animais, mas pode ser o fim também. Fim de um sofrimento através da conscientização das pessoas e esse é o nosso papel aqui”, destacou o vereador.

O principal objetivo da ação foi divulgar os animais disponíveis para adoção e fortalecer o debate sobre responsabilidade na tutela animal, especialmente no mês de dezembro, quando o índice de abandono chega a aumentar em até 40%, segundo dados de órgãos de proteção.

Campanha educativa

Durante o evento, foram distribuídos folders informativos e realizadas orientações ao público sobre posse responsável, impactos do abandono, importância da castração e cuidados básicos com cães e gatos. A atividade mobilizou famílias, tutores e protetores independentes, reforçando a causa animal como um compromisso coletivo.

“Eventos como este fazem a diferença porque aproximam a população da realidade da causa animal. Dezembro é um mês crítico, e reforçar a adoção responsável é fundamental para salvar vidas e conscientizar a sociedade sobre o abandono, que é crime”, enfatizou Aldenor Lima ao explicar o principal papel de campanhas dessas campanhas educativas que buscam reduzir os casos de negligência e abandono.

A Cãominhada integra uma série de ações promovidas ao longo de dezembro para ampliar a rede de proteção, dar visibilidade aos animais resgatados e estimular a adoção consciente no Amazonas.

Texto: Saadya Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram