Diego Roberto Afonso é vereador da cidade de Manaus, graduado em Direito e pós-graduado em Liderança e Gestão Organizacional. Natural da capital amazonense, é filho do deputado estadual Adjuto Afonso e de Gracielza Afonso. Tem como principais bandeiras de atuação o Empreendedorismo, Habitação, Esporte e Cultura.
Foi eleito pela primeira vez em 2016 para o cargo de vereador, com 6.275 votos, sendo reeleito em 2020. No pleito de 2024, conquistou seu terceiro mandato, desta vez com 10.753 votos.
Durante o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), atuou como corregedor e ouvidor da Casa Legislativa. Em 2017, licenciou-se do cargo para assumir funções no Governo do Estado do Amazonas, exercendo a titularidade da Secretaria de Políticas Fundiárias (SPF) e da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab). Já em 2020, durante a 18ª Legislatura, foi eleito 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus.
É idealizador do projeto Gabinete Móvel, uma iniciativa que leva serviços de cidadania diretamente aos bairros de Manaus. A ação oferece atendimentos nas áreas de saúde, emissão de documentos, orientação jurídica, entre outros serviços, já tendo beneficiado mais de 8 mil pessoas.
Entre suas principais conquistas no parlamento, destaca-se a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, que resultou em uma redução de 25% na tarifa de esgoto, além da isenção da cobrança para os usuários que não possuem acesso ao sistema de esgotamento sanitário.
No decorrer do seu terceiro mandato, Diego Afonso vem se consolidando como um dos vereadores mais atuantes da Câmara. Já apresentou cerca de 32 Projetos de Lei, com destaque para as propostas de criação da Universidade Municipal de Manaus (UMMA) e da implantação de ferramentas de Inteligência Artificial no conteúdo programático das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.
Atualmente, exerce o cargo de presidente da Comissão de Habitação do Estado do Amazonas, é líder do partido União Brasil na Câmara Municipal de Manaus e também preside a União dos Vereadores do Brasil – Seccional Amazonas, entidade que representa aproximadamente 720 vereadores dos 62 municípios do Estado.
Acessibilidade