Início / Notícias / Aldenor Lima destaca a importância de políticas públicas para inclusão e independência das pessoas com Síndrome de Down

Aldenor Lima destaca a importância de políticas públicas para inclusão e independência das pessoas com Síndrome de Down

Na ocasião, o vereador falou sobre os gargalos e a necessidade de políticas públicas voltadas para a causa

Parlamentar participou de solenidade alusiva na Aleam - Foto: Antonio Humberto / Assessoria
O vereador Aldenor Lima (União Brasil) esteve presente na Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado mundialmente nesta sexta-feira (21 de março). O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e o parlamentar representou a Câmara Municipal de Manaus (CMM), homenageando pessoas importantes para a causa Down no estado. A propositura foi de autoria da deputada estadual Joana Darc (União Brasil).

“Essa homenagem é, primeiro, para que as pessoas saibam que tem um vereador em Manaus que, da mesma maneira que se empenha para ser o melhor pai para o Joaquim, que tem síndrome de Down, se empenha também para a construção de um mundo melhor. Eu sempre digo que, como pai e agora na condição de vereador, me empenho para que o respeito e a inclusão façam cada vez mais parte do nosso cotidiano”, destacou o vereador Aldenor Lima.

Na ocasião, o parlamentar falou sobre as dificuldades que os pais de pessoas com deficiência (PCD) enfrentam, sejam em setores como saúde, educação ou outras questões que envolvem e propiciam o desenvolvimento cognitivo de pessoas com Down.

“Além do preconceito, ainda há uma carência de centros de apoio terapêuticos como um todo que atendam as necessidades das pessoas com deficiência, assim como profissionais especializados para atender essas pessoas e suas famílias, como apoio psicológico, por exemplo. E, como parlamentar, luto para que todas essas lacunas sejam preenchidas”, ressaltou.

Dia Mundial

Anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no 21 de março, data em que organizações e familiares se dedicam a conscientizar e informar a todos sobre a condição e a espalhar amor. O dia é reconhecido pelas Nações Unidas desde 2012 e representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. No Brasil, aproximadamente, a cada 800 crianças nascidas, uma tem síndrome de Down.

Texto: Saadya Jenize (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram