Início / Notícias / Alemão discute geração de empregos com implantação de novo modelo de agências bancárias

O vereador William Alemão (Cidadania) participou nesta terça-feira (08/3), no Centro de Cooperação da Cidade (CCC) de uma reunião com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que debateu a proposta de atualização da Lei Municipal nº 2006, de 01 de julho de 2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias instalarem portas de segurança eletrônica.

Tendo em vista o novo modelo a ser instalado de agências bancárias, sem a manipulação de moeda em espécie, a Febraban pede apoio para a modificação da lei. De acordo com os representantes, a medida proporcionará redução de custos para abertura de novos postos de atendimento bancários, beneficiando a população.

Para o vereador que também é presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Câmara Municipal de Manaus (CMM), é preciso cautela para entender como a mudança da lei pode afetar geração de empregos na capital. “Temos uma situação precária na oferta de empregos na cidade de Manaus, estamos sofrendo agora, ataques ao Polo Industrial de Manaus e precisamos de mais diálogo para entender melhor de que forma a alteração nesta lei pode impactar a geração de empregos na capital do Amazonas”, enfatizou Alemão.

Representantes de bancos privados apresentaram a justificativa para o pedido de modernização da lei, visto que, com o período pandêmico, ocorreram mudanças no comportamento do consumidor, como a utilização de sistemas tecnológicos para realização de diversos serviços.

Um dos representantes das instituições presentes, afirmou o banco possui 453 agências espalhadas pelo Brasil com o novo sistema implantado, com agências sem movimentação numerária, funcionando com novos modelos de negócios financeiros.

O funcionamento de agências bancárias é regulado e fiscalizado pela Polícia Federal, que aprova o plano de segurança do estabelecimento.

Estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), delegado Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes, representantes de bancos privados, membros do Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura Municipal de Manaus, os vereadores João Carlos (Republicanos), membro da 10ª Comissão da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o vereador Capitão Carpê (Republicanos), presidente da Comissão de Segurança Pública Municipal da CMM.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador